Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Autoridades de Singapura suspendem proibição de animais em habitações públicas

Uma pesquisa pública revelou um amplo apoio à permissão de gatos nos apartamentos da cidade, onde mora 80% da população

Imagem ilustrativa com um gato - Foto por Ron van der Steeg pelo Pixabay
Imagem ilustrativa com um gato - Foto por Ron van der Steeg pelo Pixabay

Sem dúvida, Tommy é o chefe de sua família. Quando quer que o ar condicionado esteja ligado, ele simplesmente olha para o aparelho na parede. Da mesma forma, se ele quiser dormir cedo, miará para a TV ser desligada. No entanto, até o recentemente, ele tem vivido como um fora da lei,pois a legislação proíbe a entrada de gatos na maioria das residências de Singapura.

Neste ano, a proibição de 34 anos será revogada, trazendo alívio para muitos gatos fugitivos da cidade. O proprietário de Tommy, Adam, que preferiu falar sob pseudônimo devido à violação do regulamento, disse que não entende a existência dessa proibição.

A lei, que impõe multas de até 4.000 SGD (2.970 dólares) e o risco de despejo do animal de estimação, é amplamente ignorada em Singapura, uma cidade-estado conhecida por sua cultura de respeito à lei. “Desde que sou jovem, vejo muitas pessoas tendo gatos”, comenta Adam.

Conforme repercutido pelo The Guardian, embora a regra seja raramente cumprida, os donos dos felinos podem enfrentar sérios problemas se algum vizinho emitir uma reclamação oficial. 

A proibição se aplica aos edifícios altos sob a jurisdição do Conselho de Habitação e Desenvolvimento (HDB), estabelecido em 1960 para enfrentar uma crise habitacional que resultou em muitos vivendo em aglomerados superlotados sem saneamento adequado. Hoje, mais de 80% da população mora nesses apartamentos.

Contudo, em 1989, a proibição de gatos foi estabelecida para os apartamentos HDB, com a sob o argumento de que os gatos são difíceis de serem contidos no apartamento e que “eles tendem a perder pelos e defecar ou urinar em áreas públicas, além de emitir sons de gritos, o que pode incomodar seus vizinhos.”

Novas regras

Segundo a nova regra, os moradores poderão ter até dois gatos, além de um cão de raça aprovada, desde que completem um curso online gratuito sobre cuidados com animais de estimação, e também coloquem microchips e registrem seus animais.

Além disso, os proprietários serão obrigados a tomar medidas adequadas para proteger seus gatos de perigos, como instalar redes ou grades para evitar que eles saiam ou caiam de janelas altas.

Essas novas diretrizes, que entrarão em vigor a partir de setembro, surgem em meio a um aumento significativo na posse de animais de estimação em Singapura, assim como no dinheiro gasto com eles.

Atualmente, é possível encontrar opções para hospedar seu gato em um hotel de luxo, levar seu cachorro para uma sessão de ioga ou banho sonoro, ou até mesmo adquirir uma cabana sob medida de vários andares para seu porquinho-da-índia.