Notícias » Entretenimento

Cancelado de produções: Entenda a polêmica do personagem Pepe Le Pew

A Warner Bros anunciou que irá excluir o gambá do Looney Tunes de suas produções após o personagem ser associado a cultura do estupro

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/03/2021, às 10h00

Uma das cenas da animação lançada em 1945
Uma das cenas da animação lançada em 1945 - Warner Bros. Entertainment

A saga Space Jam, que traz os personagens do Looney Tunes jogando basquete com jogadores famosos, estará de volta aos cinemas nesse ano de 2021, com previsão de lançamento para julho. 

Dessa vez, todavia, não foi apenas o protagonista que mudou (o primeiro filme, dos anos 90, foi com Michael Jordan, e desta vez será o astro LeBron James). Um dos personagens fictícios também saiu do elenco indefinidamente: o gambá Pepe Le Pew. 

A decisão da Warner Bros, empresa por trás das produções, foi baseada nas novas interpretações que a figura passou a gerar no público.

Uma das principais características do personagem é sua insistência em tentar envolver-se romanticamente com a gata Penélope, que por ser preta com uma listra branca lembra também um gambá - e, por isso, Pepe acredita que eles sejam um par perfeito. 

Entenda a questão 

Frequentemente em desenhos do Looney Tunes é possível ver o personagem tentando abraçar e beijar a gata em todas as oportunidades que tem. Enquanto isso, Penélope faz seu melhor para escapar e desviar as investidas do outro.

Anteriormente esse comportamento foi visto de forma cômica, no entanto, em vista das perspectivas da atualidade o ato passou a ser enxergado por muitos como assédio. Charles M. Blow, que é colunista do The New York Times, compartilha a segunda opinião. Em um artigo, ele afirmou que o personagem ajuda a normalizar e perpetuar a cultura do estupro.  

"Os blogs RW estão loucos porque eu disse que Pepe Le Gambá acrescentou à cultura do estupro. Vamos ver. 1) Ele agarra/beija uma garota / estranho, repentinamente, sem consentimento e contras sua vontade. 2) Ela luta fortemente para se afastar dele, mas ele não solta. 3) Ele tranca uma porta para impedi-la de escapar", disse Charles em defesa. “Isso ajudou a ensinar os meninos que ‘não’ não significa realmente não, que era parte do ‘jogo’, a linha de partida de uma luta pelo poder. Ensinou que superar as objeções rígidas e até físicas de uma mulher era normal, adorável, engraçado. Eles nem mesmo deram à mulher a habilidade de falar”. No entanto, ele não foi o único a enxergar a situação dessa maneira.

A especialista em filosofia Amber E. George, por exemplo, escreveu um artigo a respeito da problemática.

“No curta For Scent-mental Reasons (1949), Pepe Le Pew, o gambá franco-americano é responsável por assédio sexual, perseguição (stalking) e abuso. Egocêntrico e hiperssexual, Pepe está obcecado em desenvolver um relacionamento íntimo com a gata Penélope. Ele a assedia sexualmente tocando, beijando-a à força e prendendo-a nos braços, sem nenhuma preocupação aparente com o consentimento dela”, escreveu ela, segundo repercutido pela Superinteressante. “Ele é um símbolo dos estereótipos de gênero do passado e do presente, além de refletir a violência satirizada que, frequentemente, mulheres precisam vivenciar dentro da cultura patriarcal”, completou ainda a pesquisadora. 

Cena deletada 

Antes da Warner Bros decidir remover Pepe Le Pew por completo de Space Jam e suas produções futuras, já havia sido gravada uma cena em que o personagem interage com os atores presentes no filme. 

Divulgação/Warner Bros. Entertainment

 

Segundo repercutido pelo UOL, nesta sequência removida o gambá tentava dar em cima de Greice Santos, que fora convidada para aparecer na produção. Enquanto ele beijava seus braços, todavia, a atriz reagia desferindo um tapa.

Uma troca de diálogo também relevante do trecho seria com Pepe contando que Penélope tinha uma ordem de restrição contra ele, isto é, uma medida judicial que o impedia de chegar perto. Em resposta, o jogador LeBron, também presente, comentava que não é mesmo certo agarrar outras pessoas sem que elas permitam. 

De acordo com o site Deadline, Greice preferia que essa cena não tivesse sido deletada. Um porta-voz da atriz brasileira, que foi vítima de abuso sexual no passado, mostrou o incômodo da artista.

“Mesmo que Pepe seja um personagem de desenho animado, se alguém fosse dar um tapa em um assediador sexual como ele, Greice gostaria que fosse ela. Agora que a cena está cortada, ela não tem o poder de influenciar o mundo através das gerações mais jovens que assistirão Space Jam 2, para que as meninas e meninos mais novos saibam que o comportamento de Pepe é inaceitável”, disse.