Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pelé

Carro que Pelé ganhou após milésimo gol será exposto em cemitério

O jogador recebeu o raro modelo da Mercedes-Benz ainda em 1969, quando marcou o gol de nº 1000 contra o Vasco da Gama

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 04/01/2023, às 18h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pelé posa com carro premiado - Divulgação / Pelé Sports & Marketing
Pelé posa com carro premiado - Divulgação / Pelé Sports & Marketing

Um dos carros mais notórios que Edson Arantes do Nascimento, o eterno Pelé, ostentou ao longo de sua gloriosa carreira será disponibilizado para visitação pública justamente no cemitério vertical onde o Rei do Futebol foi sepultado, na última terça-feira, 3, em Santos, no litoral de São Paulo.

Por lá, será exposta a Mercedes-Benz 280-S dada ao atleta ao marcar seu milésimo gol, em 1969 contra o Vasco da Gama. O item fará parte de uma exposição de veículos antigos no Memorial Necrópole Ecumênica, mas ficará no andar térreo, ao contrário de seu túmulo, localizado no primeiro andar da edificação funerária.

De acordo com a TV Tribuna, afiliada local da TV Globo, não há data para a chegada do veículo, mas a exposição é fixa e homenageia algumas das figuras importantes sepultadas no local. Além disso, o edifício fica a poucos metros do Estádio Urbano Caldeira, popularmente conhecido como Vila Belmiro, que abriga as partidas do Santos Futebol Clube.

História do carro

O veículo foi um presente do empresário Roland Endler, que também presidiu o clube alemão Bayern de Munique, ainda no ano de 1969. Contudo, o primeiro veículo foi o modelo menos atualizado, um 250 W114.

Cinco anos depois, a montadora, ciente da importância do item, ofereceu a troca do carro, atualizando pelo 280-S. Pelé vendeu o veículo, que passou por 18 outros donos, como informou o portla de notícias G1, mas foi recuperado e restaurado como um presente ao ex-atleta em 2004, no aniversário de 35 anos do gol de nº 1000.