Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Detalhe fascina em dedal de 300 anos encontrado no País de Gales

Descoberto em 2020 por detector de metais, dedal do século 17 e outros artefatos foram recentemente declarados tesouros no País de Gales

Éric Moreira Publicado em 25/03/2024, às 11h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dedal com mensagem de amor descoberto no País de Gales - Divulgação/museum.wales
Dedal com mensagem de amor descoberto no País de Gales - Divulgação/museum.wales

Em novembro de 2020, o detectorista de metais Robert Edwards encontrou na vila de Carew, em Pembrokeshire, no País de Gales, um curioso artefato: um dedal do século 17. Assim, encaminhou o objeto histórico ao setor de antiguidades do condado, que depois o repassou ao Museu Nacional de Cardiff. Agora, o objeto foi declarado tesouro de Gales.

Descrito como um objeto alto, estreito e pesado, o dedal é constituído por duas peças. Porém, além do formato bem próprio, o que mais chamou atenção foi uma inscrição em sua base, com letras maiúsculas romanas: "LYKE STIL AND LOVE EVER", traduzido como "goste duradouramente, ame para sempre", segundo o portal Artnet.

+ Escavação em quartel militar na Irlanda revela artefatos raros de soldado do século 17

Passagens românticas como essa são muito similares às encontradas em anéis de poesia contemporâneos", afirma em comunicado a organização galesa de museus Amgueddfa Cymru. "Talvez dedais, usados no dedo durante trabalhos de costura, fossem considerados uma posse íntima (portanto, romântica), adequada como presente entre amantes."

Outros tesouros

Além do dedal, também foram declarados tesouros no último dia 13 outros artefatos achados não só em Pembrokeshire, mas também em Carmarthenshire. Entre eles, estão quatro fragmentos de liga de cobre, provavelmente provenientes de cabeças de machados da Idade do Bronze, e uma matriz de selos medieval de prata; mas o que mais se destaca é um pendente.

O pendente em questão é um medalhão que, em uma de suas faces, vê-se o rei Charles I com a face voltada à direita, e a inscrição em latim "CAROLVS. D. G. MAG. B[RI. FR.]ET. HIB. RX" em sua borda; na outra face, há a imagem da rainha Henrietta Maria, voltada à esquerda, com a inscrição "HENRIETTA MARIA. D.G. M.A.G. BRITAIN. FRAN. ET. HIB. REG".

+ Município pós-medieval completo é encontrado em floresta na Escócia

Ainda no comunicado, os pesquisadores pontuam que pendentes do tipo eram provavelmente dados a amigos e apoiadores de Charles I na Guerra Civil Inglesa (1642 - 1651).