Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / William Friedkins

Diretor de 'O Exorcista': Morre William Friedkin aos 87 anos

Renomado diretor faleceu na última segunda-feira, 7

Redação Publicado em 08/08/2023, às 07h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O diretor de cinema William Friedkin - Getty Images
O diretor de cinema William Friedkin - Getty Images

Morreu na última segunda-feira, 7, um dos mais importantes nomes da história da indústria do Cinema: William Friedkin. Conhecido principalmente por ser diretor de um dos mais clássicos filmes de terror da história, 'O Exorcista' (1973), ele tinha 87 anos.

A morte do cineasta foi confirmada publicamente por Stephen Galloway, reitor da Universidade de Chapman e amigo de Sherry Lansing, esposa de Friedkin. Com a morte, o homem — vitimado após apresentar insuficiência cardíaca em quadro de pneumonia — deixa a esposa e dois filhos, Jackson e Cedric, de 41 e 46 anos.

Conforme divulgado pela Rolling Stone Brasil, o trabalho mais recente de Friedkin, 'The Caine Mutiny Court-Martial', deste ano de 2023, deve ser exibido na próxima edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que terá início no próximo dia 30 de agosto.

O diretor William Friedkin em fotografia de 2016
O diretor William Friedkin em fotografia de 2016 / Crédito: Getty Images

Carreira memorável

Embora seja mais conhecido pela direção de 'O Exorcista', William Friedkin também possui outros trabalhos de bastante sucesso marcados ao longo de sua carreira. Sua trajetória cinematográfica começou ainda na década de 1960, quando trabalhava em documentários e programas de televisão; até que, na década seguinte, lançou 'Operação França' (1971), que lhe rendeu Oscar em melhor direção e melhor filme.

Com o longa, sua carreira finalmente começaria a se estabelecer, sendo ele reconhecido hoje como um nome bastante influente e especialista nos gêneros de terror e thriller policial. Após 'Operação França', outros sucessos do diretor foram 'O Exorcista' (1973), 'Viver e Morrer em Los Angeles' (1985) e '12 Homens e uma Sentença' (1987).