Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Hackers

Com documentos falsos, hackers russos atacam Ucrânia

Hackers desenvolveram boleto e ameaça de ataque por bomba nuclear russa falsos

Redação Publicado em 21/06/2022, às 20h21 - Atualizado às 20h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hackers - Pixabay
Hackers - Pixabay

Duas campanhas de hackers da Rússia contra a Ucrânia, foram detectados nesta segunda-feira, 20. Uma dessas campanhas consistia em um boleto de imposto falso e a outra a um ataque nuclear russo.

Um desses documentos, um falso documento de cobrança de impostos nomeado  “Imposição de Penalidades”, a falsa cobrança de impostos era atribuído à receita federal da Ucrânia. Para que um comportamento malicioso fosse permitido, bastava baixar o arquivo com o falso boleto, para fornecer ao invasor uma conexão com o sistema de destino.

Ambo foram descobertos por pesquisadores vinculados à Cert-UA (Equipe de Resposta a Emergência de Computadores, na sigla em inglês) que detectaram que seu caráter era contrário à Ucrânia. As informações são do Olhar Digital.

Grupos responsáveis

O documento que gerava o boleto falso, foi atribuído ao grupo UAC-0098, segundo o Serviço Estatal de Comunicações Especiais e Proteção de Informações da Ucrânia. Seu objetivo seria destruir uma infraestrutura crítica não especificada da país. O coletivo UAC-0098 já realizou outros ataques no país.

A falsa ameaça de ataque nuclear vinda da Rússia foi atribuída ao grupo APT28, equipe de hackers da inteligência militar russa. Em um aviso dado pela Agência de Segurança Cibernética ucraniana, em 31 de maio, o documento permitia o controle do sistema afetado pelo invasor.