Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Animais

EUA: Cachorro salva a vida de jovem que sofria de AVC

Um border collie de 1 ano de idade foi responsável por salvar a vida de um adolescente nos Estados Unidos

Redação Publicado em 24/10/2023, às 18h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Axel e Gabriel Tanner - Arquivo Pessoal
Axel e Gabriel Tanner - Arquivo Pessoal

Um cachorro salvou a vida de um de seus cuidadores ao alertar os demais membros da família que o adolescente de 17 anos estava passando por um acidente vascular cerebral (AVC), comumente chamado de derrame. Este ocorrido se deu estado americano do Texas.

O animal chamado Axel, da raça border collie, arranhou a porta do quarto de seus tutores, Amanda e Daines Tanner, até o casal despertar e se levantar. Quando eles abriram a porta, o cãozinho os guiou até a porta do Gabriel, filho deles. Ao entrarem no cômodo, os pais encontraram seu filho adolescente com problemas na fala e com o lado direito de seu rosto dormente.

Ao perceber que algo estava errado, eles levaram Gabriel ao pronto-socorro, onde foi determinado que ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), em razão de uma ruptura na artéria que transporta o sangue ao cérebro do adolescente.

Conforme repercutido pelo portal O Globo, o neurocirurgião responsável pelo tratamento do jovem afirmou que, se não fosse pela insistência de Axel, Gabriel poderia ter ficado com sequelas permanentes. 

É incrível que o cachorro deles tenha alertado e iniciado todo esse processo de fazer com que todos acordassem e descessem as escadas”, disse o neurocirurgião, Sabih Effendi, ao programa americano Today Show.

Recuperação

Dois meses após o incidente, Gabriel recebeu alta do hospital e continua com suas sessões de fisioterapia e fonoaudiologia, como parte de sua recuperação. Porém, uma coisa não mudou em sua rotina: a companhia e o cuidado de Axel.

Ele agora está dormindo mais com Gabriel, e as portas de Gabriel estão abertas para que ele possa entrar e sair. Ele sempre foi muito sensível a tudo e às emoções de todos em casa", explicou Amanda Tanner ao DailyMail.