Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

EUA: Ex-primeira dama, Rosalynn Carter, se encontra sob cuidados paliativos

A esposa do ex-presidente democrata, Jimmy Carter, passou a receber medidas de conforto em sua casa, assim como o marido

Redação Publicado em 17/11/2023, às 19h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rosalynn Carter - Getty Images
Rosalynn Carter - Getty Images

Nesta sexta-feira, 17, a organização Carter Center, fundada em 1982 pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, e sua esposa Rosalynn, divulgou um comunicado afirmando que a ex-primeira dama americana está recebendo cuidados paliativos em sua casa. 

Ela e o presidente Carter estão passando o tempo um com o outro e com a família. A família Carter pede mais uma vez privacidade e segue muito agradecida pelas demonstrações de amor e apoio.", afirmou a nota assinada pelo neto do casal, Jason

Conforme repercutido pela Folha de S. Paulo, em fevereiro de 2022, a família Carter já havia comunicado que o ex-presidente também iria receber cuidados paliativos em sua residência, localizada no estado da Geórgia, após uma série de internações nos meses anteriores. 

Em maio deste ano, a família também esclareceu ao público que Rosalynn havia sido diagnosticada com demência. Ela e Jimmy estão casados desde 1946, quando ele tinha 21 anos, e ela, 18, se tornando o casal presidencial americano com o maior tempo de matrimônio. 

Medidas de conforto

É importante ressaltar que a aplicação de cuidados paliativos não significam morte iminente ou desistência da equipe médica, e sim o uso de medidas para aliviar a dor, sem que o paciente se submeta a terapias invasivas e dolorosas. 

Além disso, é determinado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que os cuidados paliativos sejam realizados por equipes multidisciplinares, que incluem nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, médicos e terapeutas ocupacionais. O objetivo é que, juntos, o paciente mantenha sua qualidade de vida e conforto psicológico por meio do alívio de sintomas de doenças cronicas graves. 

Desde sua passagem pela Casa Branca, o casal continuou ativo na sociedade americana, com destaque para o trabalho humanitário realizado por intermédio do Carter Center. Rosalynn também criou um instituto com seu nome, voltado para o financiamento para os americanos que cuidam de seus familiares em idade avançada. 

Atualmente, Rosalynn e Jimmy moram juntos na cidade de Plains, na Geórgia, onde eles nasceram, se casaram e viveram antes do início da vida política de Carter. Sua última aparição pública se deu em setembro de 2023, quando o casal se reuniu com moradores locais para homenagear o cultivo de amendoim do ex-presidente.