Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Falcon 9 é lançada com quatro tripulantes pela Nasa e SpaceX para missão de 6 meses

A espaçonave Falcon 9 foi lançada na noite desta segunda-feira, 4, e irá chegar na Estação Espacial Internacional amanhã, 5

Isabelly de Lima Publicado em 04/03/2024, às 08h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Falcon 9 lançada na noite de segunda, 4 - Reprodução / NASA
Falcon 9 lançada na noite de segunda, 4 - Reprodução / NASA

A SpaceX, juntamente com a Nasa, lançou com sucesso um foguete da Flórida na noite de segunda-feira, 4, transportando uma tripulação de três astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) para uma missão científica de seis meses em órbita da Terra.

O foguete Falcon 9, com a cápsula Crew Dragon Endeavour, decolou do Centro Espacial Kennedy da NASA em Cabo Canaveral, na Flórida. A transmissão ao vivo da NASA-SpaceX mostrou o foguete de 25 andares subindo da torre de lançamento enquanto seus nove motores Merlin ganhavam vida em nuvens de vapor, iluminando o céu noturno com uma bola de fogo avermelhada.

O estágio superior do Falcon — que consome 700 mil galões de combustível por segundo durante o lançamento, de acordo com a SpaceX — levou a Endeavour à sua órbita inicial nove minutos após a decolagem. Durante a transmissão, os quatro tripulantes foram mostrados na cabine, vestidos com seus trajes de voo brancos e pretos, amarrados lado a lado.

"Que viagem incrível até a órbita", disse o astronauta Matthew Dominick, comandante do voo, por rádio para o controle em Los Angeles. "Um grande obrigado à SpaceX." O veterano da NASA Michael Barratt, também a bordo, expressou sua honra em pilotar a nave espacial com a nova tripulação.

Chegada dos tripulantes

Os quatro tripulantes devem chegar à ISS na manhã desta terça-feira, 5, após um vôo de 16 horas. Esta missão marca a oitava equipe de longa duração da ISS transportada pela SpaceX desde maio de 2020, quando a empresa começou a enviar astronautas norte-americanos à órbita, segundo a CNN Brasil.

A tripulação 8 será recebida a bordo da ISS por sete ocupantes atuais, e está programada para realizar cerca de 250 experimentos durante sua estadia na estação espacial. A ISS, concebida há 25 anos, é um projeto multinacional liderado pelos EUA e pela Rússia, com a participação de Canadá, Japão e outros 11 países europeus.

A Nasa planeja manter a estação em operação por pelo menos mais seis anos, continuando a avançar na exploração espacial e a fortalecer as relações internacionais no espaço.