Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cinema

Fat suit: entenda a polêmica envolvendo 'A Baleia', filme vencedor do Oscar

O filme estrelado por Brendan Fraser foi motivo de polêmica desde seu lançamento

Redação Publicado em 16/03/2023, às 19h08 - Atualizado em 17/03/2023, às 09h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brendan Fraser sendo maquiado para interpretar Charlie em "A baleia" - Divulgação/A24/Entertainment Weekly
Brendan Fraser sendo maquiado para interpretar Charlie em "A baleia" - Divulgação/A24/Entertainment Weekly

O filme "A Baleia" tem divido plateias e críticos desde que estreou no Festival Internacional de Veneza de 2022. Por mais que a atuação de Brendan Fraser, pela qual ele venceu o Oscar de Melhor Ator, seja um consenso, o retrato que o filme faz da obesidade mórbida de seu personagem principal tem sido objeto de polêmica.

Baseado na peça de mesmo nome do dramaturgo Samuel D. Hunter, "A Baleia" mostra Fraser interpretando Charlie, um professor universitário gay de 270 quilos. Para o papel, o ator de "A Múmia" precisava passar por um processo intenso de seis horas diárias para realizar a maquiagem e colocar uma prótese sintética, chamada de "fat suit" (em tradução livre, "roupa gorda").

Só para colocar a prótese, Fraser precisava de quatro horas. Essa "fat suit" foi criada por Adrien Morot, usando uma impressora 3D. O trabalho de prótese e maquiagem também venceu o Oscar, levando para casa o prêmio de Melhor Maquiagem e Penteados. O ator contou no programa britânico The Graham Norton Show que a prótese era pesada, dando a impressão de peso de estar no corpo de alguém de 270 quilos.

Polêmica

Desde que foi lançado, o filme "A Baleia" tem recebido alegações de gordofobia. A revista Time reportou que diversos críticos afirmaram que usar próteses para retratar alguém com obesidade mórbida é desumanizante, quando se poderia contratar um ator obeso.

Respondendo à polêmica, o diretor Darren Aronofsky afirmou que precisava de Fraser para o papel, porque ele era o ator certo para conseguir todas as emoções que o papel pedia.

Brendan Fraser trabalhou com a Coalizão de Ação sobre Obesidade (Obesity Action Coalition) antes do filme e também consultou pessoas que tinham passado por cirurgia bariátrica para perda de peso. Sobre a polêmica, o ator disse ao jornal LA Times que respeita aqueles que não concordam com os objetivos e métodos do longa.

Eu não concordo com eles porque eu sei que não há má intenção [no filme]. Eu sei que eu quero saber se eu — eu, Brendan — fiz algo de mal. Mas a resposta que recebi [da Coalizão de Ação sobre Obesidade] foi 'continue fazendo o que você está fazendo'", disse o ator.