Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Filho de Muammar Kadhafi, Saadi, deixa cadeia após decisão judicial

O filho do ex-ditador Líbio foi libertado da prisão neste domingo, 5

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 06/09/2021, às 10h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saadi Gaddafi, filho de Muammar Kadhafi, deixa prisão - Divulgação/Youtube/africanews
Saadi Gaddafi, filho de Muammar Kadhafi, deixa prisão - Divulgação/Youtube/africanews

Saadi Gaddafi, filho do ex-ditador Muammar Kadhafi, foi libertado da prisão após permanecer em cárcere desde 2014. A decisão judicial que colocou fim ao período de confinamento aconteceu no último domingo, 5, como relatou a AFP.

O pai de Saadi foi responsável por um dos governos mais controversos da história, em um regime marcado por abuso de poder constante e pelo despotismo anti-humanitário de suas ações. Muammar ainda praticou mudanças radicais na geopolítica mundial e diversos crimes contra seu próprio povo.

Segundo uma fonte do Ministério da Justiça, "Saadi Muammar Kadafi foi libertado da prisão em execução de uma decisão judicial" emitida há anos. A soltura foi confirmada à agência de notícias francesa por uma fonte da promotoria, que também não especificou se ele ainda estava em seu país natal, Líbia.

A fonte relatou: "O promotor-chefe pediu há meses a execução da decisão sobre Saadi Kadafi quando todas as condições foram cumpridas".

Gaddafi, que atualmente tem 47 anos de idade, poderá permanecer no país ou deixá-lo, decisão a ser tomada por ele, conforme disse a fonte à Agence France-Presse. 

O caso de Saadi remonta a 2011, ano em que Muammarfoi deposto na Líbia. O filho do ditador fugiu para o Níger e foi extraditado de volta para o país natal. Mais tarde, ele foi acusado de ter cometido crimes contra manifestantes naquele ano, além da suspeita do assassinato do técnico de futebol líbio Bashir al-Rayani

O ex-jogador de futebol permaneceu preso em Trípoli até ser absolvido na morte de Rayani em 2018.