Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Faixa de Gaza

Gaza: Corpos em decomposição estão em escombros, alerta ONU

Entidade ainda estima que cerca de 25% das casas na Faixa de Gaza foram atingidas com ataques

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 19/10/2023, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escombros de construção em Gaza - Getty Images
Escombros de construção em Gaza - Getty Images

Na manhã desta quinta-feira, 19, o Escritório Humanitário da ONU publicou dados que ajudam a elucidar a proporção que tomou os recentes conflitos entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

A entidade relatou em seu levantamento, conforme repercutido pelo colunista Jamil Chade, do UOL, que mais de 3,4 mil palestinos foram mortos desde então — o montante inclui 853 crianças. Além disso, 47 famílias inteiras foram exterminadas. O Escritório Humanitário da ONU também relatou que o número de mortos do lado de Israel já ultrapassou 1,4 mil vítimas.

+ Menina autista capturada pelo Hamas é encontrada morta

A ONU ainda fez uma denúncia alarmante: corpos de palestinos em Gaza estão em estado de decomposição nas regiões onde os ataques aconteceram; estima-se que 100 mil unidades residenciais foram atingidas por ataques israelenses, o que representa 25% das residências em Gaza. Desta forma, ao menos um quarto das residências na Faixa de Gaza foram destruídas ou danificadas.

Mais dados

No total, o levantamento apontou que 3.478 pessoas morreram em Gaza; e centenas permanecem presas em escombros enquanto esperam para serem resgatadas — sendo que muitas delas precisam 'conviver' com corpos em decomposição sob os prédios.