Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Golfinho engasga em alga artificial e morre em zoológico na Suécia

Nephele faleceu no zoológico de Kolmården, na Suécia, após sufocar em uma alga artificial usada como decoração em seu tanque

Redação Publicado em 27/03/2024, às 17h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos golfinhos do zoológico de Kolmården, na Suécia - Reprodução/Instagram/@dolphin_project
Um dos golfinhos do zoológico de Kolmården, na Suécia - Reprodução/Instagram/@dolphin_project

No último dia 13 de março, uma autópsia confirmou que um golfinho morreu sufocado por algas artificiais no zoológico de Kolmården, na Suécia, em janeiro deste ano. Segundo o jornal sueco Aftonbladet, as algas artificiais, colocadas no tanque para simular a natureza, acabaram presas na garganta do animal. 

Antes do incidente, o golfinho estava em perfeito estado de saúde, mas tudo mudou na manhã do dia 15 de janeiro, quando os funcionários notaram um movimento incomum de Nephele. Rapidamente, o animal afundou no tanque e, antes que pudesse ser socorrido por um veterinário, faleceu. 

Em entrevista ao jornal sueco, o veterinário chefe do zoológico disse que o golfinho era muito querido e lamentou o ocorrido. “O que aconteceu é muito lamentável. Estamos profundamente tristes com a morte de Nephele”, disse Bim Boijsen ao Aftonbladet. Logo após o falecimento do animal, a equipe retirou as algas do tanque. 

Polêmicas

Na casa dos 40 anos, Nephele era o golfinho mais velho do zoológico. Ela e outra fêmea foram capturadas na Flórida, em 1994, e compradas pelo zoológico de Kolmården, conforme repercutido pelo UOL.

Hoje, o zoológico recebe críticas constantes pelo alto número de golfinhos que morrem prematuramente no local. Com a morte de Nephele, restaram apenas 11 golfinhos no tanque.