Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mosaico

Grande mosaico de 2,3 mil anos é descoberto em casa de aristocrata romano

Um grupo de arqueólogos encontrou no interior da residência o mosaico que cobre a parede que era antes o salão de banquetes do local

Redação Publicado em 26/12/2023, às 19h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mosaico encontrado em residência de aristocrata romano - Divulgação / Ministério da Cultura da Itália
Mosaico encontrado em residência de aristocrata romano - Divulgação / Ministério da Cultura da Itália

Arqueólogos revelaram uma notável descoberta no Monte Palatino, uma das regiões mais antigas de Roma, Itália, ao encontrarem um salão de banquetes ricamente ornamentado, incluindo uma parede adornada por um mosaico colorido espetacular.

Parte da pesquisa iniciada em 2018 no Parque Arqueológico do Coliseu, a escavação desvendou diversos compartimentos de uma casa aristocrática, conhecida como "domus", datando de 2,3 mil anos atrás.

A descoberta de uma nova domus com uma sala decorada com um mosaico verdadeiramente extraordinário é um resultado importante que demonstra, mais uma vez, o quanto o Parque Arqueológico do Coliseu e o Ministério da Cultura estão constantemente comprometidos em promover a pesquisa, o conhecimento, a proteção e o aprimoramento de nosso extraordinário patrimônio cultural”, disse o Ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano, em comunicado, em 12 de dezembro.

A domus, situada nos arredores dos antigos Hórreos de Agripa, armazéns da era de Augusto, acredita-se ter pertencido a uma família de senadores romanos envolvida em atividades militares, de acordo com a Galileu.

Mosaico colorido encontrado em grande parede - Crédito: Divulgação / Ministério da Cultura da Itália

Detalhes da obra

A residência, construída entre a segunda metade do século 2 a.C. e o final do século 1 a.C., possui vários andares e circunda um átrio central. O destaque é o salão de banquetes, sugerindo ser utilizado principalmente durante o verão. A parede do salão apresenta um mosaico sem precedentes em termos de complexidade e cronologia, conforme declarado pelo Ministério da Cultura da Itália.

O mosaico cobre uma parede de 4,8 metros, exibindo conchas, tesselas azuis egípcias, fragmentos de vidro precioso, flocos de mármore branco e várias outras pedras intricadamente unidas por argamassa. As pilastras ostentam representações de pilhas de armas, trombetas celtas, proas de navios com tridentes e elmos com trirremes, simbolizando conquistas terrestres e navais do proprietário.

Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico do Coliseu, anunciou que as escavações serão concluídas nos primeiros meses de 2024. Posteriormente, esforços serão direcionados para tornar este local, evocativo da Roma antiga, acessível ao público o mais rápido possível.