Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Harry Potter

Harry Potter: Jogo de Quadribol muda de nome após polêmicas com J.K Rowling

Quadribol sofre alteração de nome após comentários transfóbicos de J.K Rowling, autora de Harry Potter

Redação Publicado em 22/07/2022, às 15h47

Jogo Quadribol, de 'Harry Potter', muda seu nome para Quadball - Reprodução/Youtube/Clipes de Filmes
Jogo Quadribol, de 'Harry Potter', muda seu nome para Quadball - Reprodução/Youtube/Clipes de Filmes

O icônico jogo Quadribol, dos livros e filmes do universo de 'Harry Potter', precisou passar por uma alteração de nome para dissociar-se de J.K Rowling. O esporte, agora, deve chamar-se Quadball.

Famoso por utilizar vassouras e bolas, o famoso Quadribol ou Quidditch, passou pela mudança em seu nome, em decorrência dos comentários transfóbicos de J.K Rowling, autora da série de livros de 'Harry Potter'. 

Equipes de Quadribol mudam de nome

O esporte, que é praticado por 600 equipes em 40 países, incluindo o Brasil, tem como objetivo, que as maiores pontuação sejam feita ao atingir arcos com bolas. Enquanto isso, o jogador nomeado "apanhador", deve pegar o Pomo de Ouro, bola que finaliza a partida.

Como aponta a revista Variety, as organizações do esporte, não detém o nome "Quadribol" que pertence a "Warner Bros. Discovery." e por isso, também estão mudando seus nomes.

As equipes Quadribol dos EUA (USQ) e a Liga Principal Quadribol (MLQ), alteraram seus nomes para Quadball dos EUA e Liga Principal de Quadball. Em uma carta aberta aos jogadores, os fundadores da MLQ, anunciaram a importância da mudança para seus membros.

“Essa mudança de nome é um divisor de águas para nós, e estamos procurando aproveitá-la ao máximo”, declararam.

Chris Lau, presidente do Conselho de Curadores da A Associação Internacional de Quadribol (IQA), também anunciou que a associação deverá mudar seu nome. As equipes discutem essa alteração desde 2021.

“Ambas as organizações sentem que é imperativo viver de acordo com essa reputação em todos os aspectos de suas operações e acreditam que esse movimento é um passo nessa direção”, anunciaram a USQ e MLQ em comunicado, no ano passado.

Comentários Transfóbicos

Em junho de 2020, Rowling, compartilhou um tweet, no qual, ironizava o termo "pessoas que menstruam", provocando reações de seus seguidores e dos próprios atores dos filmes de 'Harry'.

“Pessoas que menstruam? Eu tenho certeza que existia uma palavra para isso. Alguém me ajude. Muberes? Molieres? Muzeres?” [variações inexistentes da palavra “mulher”] ", escreveu.

A escritora já se envolveu em outras polêmicas declarando apoiarMaya Forstater, britânica demitida de seu cargo por alegar que mulheres trans são homens por terem nascido com o sexo biológico masculino.

“Vista-se como quiser, denomine-se como preferir, transe com um adulto que consente estar ao seu lado, viva sua melhor vida com paz e segurança. Mas demitir mulheres por constatarem que o sexo biológico é real? Eu defendo Maya”, disse J.K Rowling em seu Twitter.