Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ataques

Homem confunde vaga para autistas com símbolo LGBTQIA+ e faz ataques homofóbicos

Homem faz comentários homofóbicos no estacionamento de um shopping da região central de Palmas; veja vídeo

Redação Publicado em 24/03/2023, às 17h52 - Atualizado às 18h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vaga de estacionamento destinada para pessoas neurodiversas, em Palmas, Tocantins - Reprodução/Vídeo
Vaga de estacionamento destinada para pessoas neurodiversas, em Palmas, Tocantins - Reprodução/Vídeo

Nesta sexta-feira, 24, viralizou nas redes sociais um vídeo, gravado no estacionamento de um shopping da região central de Palmas, Tocantins, de um homem fazendo comentários homofóbicos ao confundir as vagas destinadas a pessoas neurodiversas, como autistas e disléxicos, com a comunidade LGBTQIA+.

Segundo informações do portal G1, o autor da gravação faz diversas reclamações acerca da vaga, considerando ser para o público LGBTQIA+, enquanto mostra o símbolo de uma fita formada por peças de quebra-cabeça coloridas, representando a inclusão e a diversidade:

Olha, Palmas Shopping, ao vivo, já tem a vaga para pessoas neurodiversas, quer dizer, pode ser gay, lésbica, sapatão, a desgraça que tiver aqui em Palmas. Já está aqui em Palmas, viu? Isso aqui é PT", disse o homem.

Reações 

Conforme noticiado pelo jornal O Globo, Rosa Helena Ambrósio, superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Tocantins, comentou a respeito do vídeo, em entrevista para uma emissora local:

Eu não poderia deixar de vir aqui falar sobre aquele vídeo feito na vaga destinada à pessoa com deficiência, que é o autismo, aos neurodivergentes, que é o TDH. É um total desconhecimento, a gente percebe com isso que muitas pessoas não sabem sobre autismo, que existe muita desinformação. Aquela pessoa totalmente preconceituosa tentou acertar em um e pegou em outro".

Já nas redes sociais, muitas pessoas repudiaram as falas do homem. Além disso, a administração do shopping em que ocorreu o caso, publicou em suas plataformas oficiais um informativo sobre a neurodiversidade, reiterando que as pessoas que possuem essas condições "são, acima de tudo, parte da diversidade humana"

Lei

Em vigor desde 2012, a Lei 12.764 prevê que as políticas públicas contemplem a dignidade, liberdade e garantia de direitos dos indivíduos que possuem algum comprometimento cognitivo.