Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / São Paulo

Igreja Católica: Padre descobre que será pai e pede para sair da instituição

A dispensa do padre da Igreja Católica foi anunciada na última quinta-feira, 5, pela Diocese de Franca

Redação Publicado em 06/10/2023, às 19h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de Celebração Eucarística - Imagem de Norbert Staudt por Pixabay
Imagem ilustrativa de Celebração Eucarística - Imagem de Norbert Staudt por Pixabay

Na última quinta-feira, 5, a Diocese de Franca, no interior de São Paulo, anunciou a dispensa de um padre após o próprio, que descobriu que será pai, pedir para deixar a Igreja Católica. O religioso atuava na Paróquia Santa Luzia, no bairro São Joaquim. 

Desde o último mês, o padre já se encontrava afastado de suas funções clericais e de celibato. Naquela época, em comunicado divulgado pela Diocese, eles pediam para que o padre não fosse julgado. Em setembro, órgão teria pulicado: "Mediante isso, acima de quaisquer especulações, unamo-nos em oração por este nosso irmão, a fim de que ele seja feliz nesta nova etapa de sua vida".

Ao ser dispensado, segundo repercutiu o portal de notícias do UOL, o padre deve recorrer ao Vaticano, em Roma, para que a decisão seja validada. 

Outros detalhes 

Em nota assinada pelo bispo, Dom Paulo Roberto Beloto, e repassada ao veículo citado pela secretaria da Diocese, o documento dizia que:

A causa [da dispensa] foi o envolvimento com uma pessoa, que resultou numa gravidez. A igreja orienta que o sacerdote assuma a sua obrigação de paternidade".