Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Internautas compartilham fotos do cometa visto por neandertais

O cometa C/2022 E3 (ZTF) voltou a se aproximar da Terra nos últimos dias; veja alguns registros!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 02/02/2023, às 12h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O cometa C/2022 E3 (ZTF) - Getty Images
O cometa C/2022 E3 (ZTF) - Getty Images

Observado a última vez pelos neandertais há 50 mil anos, o cometa C/2022 E3 (ZTF) voltou a se aproximar da Terra nos últimos dias. Podendo ser visto a olho nu devido a sua forma brilhante, o corpo celeste atingiu seu perigeu — ou seja, o ponto mais próximo da Terra — na noite de ontem, 1; o que seguirá acontecendo hoje, 2. 

Há 42 milhões de quilômetros de distância de nosso planeta, o cometa, que ainda poderá ser observado até o dia 10 de fevereiro, rendeu inúmeros registros ao redor do mundo. Veja alguns deles!

Apesar das belas imagens feitas por diversas pessoas das mais diferentes partes do globo, nem todos tiveram o privilégio de avistar o corpo celeste. 

O cometa 

Segundo artigo da NASA, o C/2022 E3 (ZTF) foi visto pela primeira vez apenas em março de 2022, quando passava pela órbita de Júpiter. Acredita-se que o cometa de longo período possa vir da Nuvem de Oort, que é a região mais distante do sistema solar da Terra

“A maioria dos cometas de longo período conhecidos foram vistos apenas uma vez na história registrada porque seus períodos orbitais são muito, bem, longos”, explicou o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência espacial.

Incontáveis cometas de longo período desconhecidos nunca foram vistos pelos olhos humanos. Alguns têm órbitas tão longa que, da última vez que passaram pelo sistema solar interno, nossa espécie ainda não existia”, continua. 

O laboratório apontou que o trajeto feito pelo C/2022 E3 (ZTF) dura cerca de 50 mil anos, portanto, a última vez que ele cruzou nossa órbita foi no período Paleolítico Superior, durante a última Era do Gelo. Neste tempo, os últimos neandertais ainda estavam vivos, visto que só foram extintos por volta de 10 mil anos após o último perigeu do cometa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!