Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Islândia

Islândia: vulcão Fagradalsfjall entra em erupção após inúmeros tremores nas últimas semanas

Localizado na Península de Reykjanes, o Fagradalsfjall entrou em erupção na última sexta-feira, 19

Giovanna Gomes, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 20/03/2021, às 08h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens do vulcão em erupção - Divulgação/Icelandic Meteorological Office
Imagens do vulcão em erupção - Divulgação/Icelandic Meteorological Office

Após inúmeros abalos sísmicos nos últimos dias, o vulcão da montanha Fagradalsfjall, na Islândia, finalmente entrou em erupção na sexta-feira, 19. Apesar disso, segundo especialistas, não há qualquer risco para os moradores locais.

Conforme informações do G1, ao longo de quatro semanas foram registrados mais de 40 mil tremores na Península de Reykjanes, onde o vulcão está localizado. Trata-se de um número muito alto, principalmente se levarmos em consideração o fato de que a média de terremotos na país é de 3 mil por ano.

Em razão do fenômeno, autoridades do país aconselham que os islandeses não se aproximem do local, o qual fica a apenas 30 quilômetros da capital Reykjavik. Contudo, de acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, o vulcão não oferece riscos às pessoas que vivem na capital, nem mesmo às que moram em vilarejos próximos. O alerta de voos no local, no entanto, foi alterado para o vermelho.

Mas o Fagradalsfjall não é o único vulcão que preocupou o país nos últimos tempos. No ano de 2010, o Eyjafjallajökull entrou em erupção e acabou por gerar transtornos à malha aérea de grande parte da Europa. Como a cratera fica embaixo de uma geleira, quando a lava saiu, uma imensa nuvem de fumaça surgiu em razão da neve que evaporava.