Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Jabuti

Jabuti atingido por incêndio ganha novo casco produzido em impressora 3D

Procedimento realizado em Jaguariúna, no interior de São Paulo, contou com a participação de engenheiros e veterinários

Redação Publicado em 08/03/2023, às 14h10 - Atualizado às 14h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A jabuti Maria, que perdeu parte do casco após incêndio - Divulgação/Alex Alcantara
A jabuti Maria, que perdeu parte do casco após incêndio - Divulgação/Alex Alcantara

Na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo, um jabuti que sobreviveu a um incêndio recebeu um casco novo feito de material biodegradável por uma impressora 3D. O procedimento, noticiado nesta quarta-feira, 8, pelo portal G1, contou com a participação de engenheiros e veterinários.

A jabuti, apelidada carinhosamente de Maria, morava na casa de protetores, na região de São Paulo, quando o local foi atingido por um incêndio. Durante as buscas, equipes de resgate encontraram o animal muito debilitado entre as chamas. Posteriormente, o casco de Maria começou a desmontar devido ao tempo em que ficou exposta no fogo. 

Foi então que pesquisadores e profissionais da região de Campinas se mobilizaram no caso. A equipe desenvolveu um modelo de casco virtual, nas medidas corretas, que serviu de molde para a construção da estrutura física.

Casco da jabuti Maria, atingido por um incêndio. Foto: Arquivo Pessoal 

Outros detalhes 

De acordo com o G1, Geraldo Gonçalves Delgado Neto, professor de engenharia mecânica e pesquisador, emitiu um comunicado com mais detalhes do procedimento:

Com essa modelagem a gente tem mais precisão, o material é mais leve e fazemos uma cirurgia no hospital. Então ela é parafusada nessa parte óssea que sobrou do casco dela e por dentro é revestido com cimento ósseo".
Jabuti com o casco feito em impressora 3D. Foto: Reprodução/Vídeo/EPTV

Em outro trecho, o veterinário Alex Alcantara comenta os cuidados na recuperação da jabuti, que se recupera bem e será levada para um santuário ecológico:

A cada seis meses vamos fazer o Raio X dela, tomografia se necessário, se necessário alterar a prótese, mas a princípio é só benefício. Hoje ela tá muito mais animada, ela se sente protegida, está comendo melhor, querendo passear, uma verdadeira artista".