Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Jimi Hendrix

Jimi Hendrix: biografia sobre lendário guitarrista será lançada no Brasil

Escrita por Charles R. Cross, 'Jimi Hendrix: Uma Sala cheia de Espelhos' será lançada no mês em que guitarrista completaria 80 anos

Éric Moreira Publicado em 03/11/2022, às 12h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimi Hendrix, lendário guitarrista estadunidense - Domínio Público via Wikimedia Commons
Jimi Hendrix, lendário guitarrista estadunidense - Domínio Público via Wikimedia Commons

Nesta quinta-feira, 3, a Editora Seoman lança uma biografia inédita sobre a vida de uma das figuras mais lendárias e icônicas da história do rock: Jimi Hendrix. Escrita por Charles R. Cross, 'Jimi Hendrix: Uma Sala cheia de Espelhos' apresentará curiosidades sobre a vida, a carreira e os amores do guitarrista, sendo lançada no mesmo mês em que completaria 80 anos.

O livro foi produzido com embasamento em mais de 300 entrevistas de Hendrix, além de documentos nunca antes vistos e muita pesquisa, apresentando a história do guitarrista desde sua infância, em Seattle, nos Estados Unidos, até sua ascensão na carreira musical, passando por sua carreira militar e seu show no Woodstock.

Jimi Hendrix, lendário guitarrista norte-americano
Jimi Hendrix, lendário guitarrista norte-americano / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube

Responsável também pelas biografias de Kurt Cobain, Bruce Springsteen e da banda Led Zeppelin, Charles R. Cross até mesmo redescobriu o túmulo da mãe de Jimi Hendrix, Lucille Hendrix Mitchell, durante suas pesquisas para o livro, no Greenwood Memorial Park, como informado pela Rolling Stone Brasil.

Muito já foi escrito sobre ele, contudo, Hendrix é muito mais conhecido pelo seu mito do que por sua verdadeira biografia, por sua infância e pelos bastidores da sua curta e incendiária carreira como músico, o que é corrigido neste livro de forma impecável", diz a sinopse da obra.

Uma sala cheia de espelhos

'Jimi Hendrix: Uma Sala cheia de Espelhos' conta como o maior guitarrista da história saiu da pobreza e conquistou os holofotes, portanto, a escolha do nome da obra não foi a toa.

O título é inspirado na música 'Room Full of Mirrors', de Hendrix, que fala sobre um homem aprisionado em um mundo de reflexos de si mesmo, e se liberta ao quebrar espelhos.

Cheia de significados, a canção se torna um elo, com uma metáfora muito significativa, entre outras músicas de Jimi Hendrix. Quando o jornalista Charles R. Cross visitou Al Hendrix, pai do guitarrista, pôde conhecer uma moldura com cinquenta cacos de vidro presos em argila, que formavam um espelho estilhaçado. "Essa era a Sala Cheia de Espelhos de Jimi", explicou o pai de Hendrix, em meados dos anos 2000.

Por fim, Jimi Hendrix faleceu em 18 de setembro de 1970, em Londres, na Inglaterra, aos 27 anos — constituindo o trágico 'Clube dos 27' —, provavelmente em decorrência do uso de drogas. Apesar da vida e carreira extremamente curtas, se consolidou na história da música como um dos maiores guitarristas já existentes.