Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Amazonas

Justiça Federal do AM cancela audiências do Caso Bruno Pereira e Dom Phillips

As audiências estavam marcadas para a próxima semana, nos dias 23, 24 e 25

Redação Publicado em 20/01/2023, às 16h39 - Atualizado às 16h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Servidores da Funai protestam contra os assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips - Divulgação/Funai
Servidores da Funai protestam contra os assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips - Divulgação/Funai

Nesta sexta-feira, 20, a Justiça Federal do Amazonas emitiu um comunicado informando o cancelamento da audiência que faz parte do processo de investigação dos assassinatos do indigenistaBruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, no início de junho de 2022. A sessão aconteceria na próxima segunda-feira, 23.  

Segundo informações do G1, a decisão pelo cancelamento foi feita pelo juiz Fabiano Verli, da Vara de Tabatinga, em nota oficial. A justificativa apresentada foi a de que houve problemas técnicos e falta de comunicação com a Justiça. Agora, a audiência dos acusados pelo Ministério Público Federal, sendo Amarildo da Costa Oliveira, Jefferson da Silva Lima e Oseney da Costa de Oliveira, deve acontecer em março.

Sou testemunha do esforço dos nossos servidores e dos demais agentes públicos para tornar possíveis as audiências nesta área isolada do País, mas não contávamos com a rigidez do sistema penal federal. É o primeiro fato envolvendo questões assim nesta Vara, ao que me consta. Fomos pegos de surpresa pela impossibilidade de se disponibilizarem salas para que os presos acompanhassem as audiências a tempo e modo", afirmou Verli

Ele também se desculpou pelo ocorrido:

Peço desculpa, em nome do Estado, a todos. A comunicação não fluiu bem e perdemos, com isso, centenas de caras horas de trabalho pagas pelo senhor contribuinte". 

Crime 

Bruno e Domdesapareceram em uma expedição no dia 5 de junho para o Vale do Javari, uma região da Amazônia conhecida pelos conflitos de tráfico, garimpo ilegal e roubo de madeira. 

Os dois foram mortos a tiros e tiveram seus corpos esquartejados, queimados e enterrados. Posteriormente, as investigações avançaram quando Amarildo da Costa Oliveiraconfessou o envolvimento nos assassinatos para a Polícia Federal e indicou o local em que os restos mortais estavam.