Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / El-Chapo

Líder de grupo ligado a El-Chapo é preso no México

Néstor Isidro Pérez Salas, o "Nini", era procurado nos Estados Unidos; o traficante é amigo dos filhos de Joaquin Guzman, o “El Chapo”

Redação Publicado em 23/11/2023, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Néstor Isidro Pérez Salas tentando escapar da detenção - Reprodução/Vídeo/X/@LuisKuryaki
Néstor Isidro Pérez Salas tentando escapar da detenção - Reprodução/Vídeo/X/@LuisKuryaki

No México, as autoridades locais anunciaram a prisão de um traficante de fentanil, identificado como Néstor Isidro Pérez Salas. Ele era procurado nos Estados Unidos com uma recompensa de US$ 3 milhões, equivalente a R$ 15 milhões, por sua captura. 

O detido, conhecido também como “Nini”, é amigo dos filhos do traficante Joaquin Guzman, o “El Chapo”, e foi preso em Culiacán, no noroeste do México, de acordo com Registro Nacional de Prisões e a imprensa local. Vale destacar que El Chapo cumpre pena de prisão perpétua nos Estados Unidos.

Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL com informações da RFI, Washington acusa o detido de ser o chefe da segurança dos filhos de “El Chapo”. Além disso, no último mês de setembro, o México extraditou Ovidio Guzman, um dos filhos de Joaquin Guzman, para o país comandado por Joe Biden

Néstor ainda é acusado pelos norte-americanos de traficar volumes “massivos” de fentanil em nome do cartel de Sinaloa. O Departamento de Estado também informa que Nini trabalha “diretamente” para o principal deputado de Iván Archivaldo Guzmán Salazar, outro filho de “El Chapo”

A Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) considera o cartel de Sinaloa como, “em grande parte”, responsável pelo tráfico de fentanil para os Estados Unidos nos últimos anos.

Outros detalhes 

O Departamento de Estado americano cita que Néstor Isidro Pérez Salas se trata de um dos comandantes dos “Ninis”, um grupo armado “particularmente violento” encarregado da segurança dos filhos de Joaquin Guzman.