Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Canadá

Lince-do-canadá com surpreendente pelagem preta é flagrado por pesquisador

Especialista da Universidade de Alberta realizou primeiro registro do raro animal

Redação Publicado em 21/10/2022, às 07h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lice-do-canadá com pelagem preta - Divulgação / J. Stuckey
Lice-do-canadá com pelagem preta - Divulgação / J. Stuckey

Um lince-do-canadá (Lynx canadensis) com pelagem preta foi flagrado por um pesquisador, que realizou o primeiro registro do felino raro em vídeo. O avistamento feito em local próximo à cidade de Whitehorse, em Yukon, foi descrito em artigo publicado na revista Mammalia, no último dia 10.

Segundo informações da revista Galileu, o lince negro foi visto pelo especialista da Universidade de Alberta, Thomas Jung, no dia 29 de agosto de 2020. Ele aparece no vídeo de 30 segundos gravado com o celular do pesquisador.

Conforme apontou Jung, o animal teria melanismo, condição em que uma mutação genética gera maior produção de melanina, o que fez com que o lince tivesse pelagem de coloração escura.

Características únicas

De acordo com o canadense, o felino foi avistado em uma área rural onde as casas ficam próximas a uma floresta. Ele estava a cerca de 50 metros do pesquisador e acabou saindo da região muito provavelmente por estar incomodado com os latidos de um cachorro.

Segundo a fonte, o lince de pelagem preta teria ainda pelos cinza esbranquiçados por todo o corpo, o que também é considerado incomum, já que o gênero Lynx tende a ter cor estável e com pouca variação. No caso do lince-do-canadá, os pelos são acinzentados prateados durante o inverno e marrom avermelhado com manchas escuras nas pontas da cauda e das orelhas no verão.

O pesquisador apontou ainda que a perda de camuflagem certamente será uma enorme desvantagem para o animal ao caçar na neve.

+Confira aqui o artigo com a descrição da descoberta.