Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bolsonaro

Livro escolar da Noruega chama Bolsonaro de negacionista da covid-19

Uma das principais editoras de livros escolares da Noruega citou Bolsonaro na parte que falam sobre covid e teoria da conspiração

Redação Publicado em 26/08/2022, às 18h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Livro da Noruega que usa Bolsonaro como exemplo de negacionista na pandemia de covid-19. - Reprodução/@avelarlarissah e GettyImages
Livro da Noruega que usa Bolsonaro como exemplo de negacionista na pandemia de covid-19. - Reprodução/@avelarlarissah e GettyImages

O presidente Jair Bolsonaro filiado ao Partido Liberal, ficou marcado no mundo inteiro devido as suas polêmicas falas em relação ao covid-19. Por conta disso, um livro escolar da Noruega o definiu como "um dos maiores negacionistas da pandemia de Covid-19 no mundo" junto com Donald Trump.

Segundo informações do UOL, a editora 'Aschehoug' utilizou uma foto do Bolsonaro para ilustrar uma parte do livro que fala sobre teorias da conspiração.

A editora colocou na legenda uma frase famosa do presidente que gerou muita repercussão em março do ano passado: "Chega de frescura, vão ficar chorando até quando?". Um dia antes desse pronunciamento, o Brasil teve1.910 mortes por covid-19.

Neste mesmo dia, Bolsonaro minimizou os problemas da pandemia falando que os brasileiros deveriam "deixar de mimimi" e mostrou ser contra as recomendações de isolamento social da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O livro 'Fabel 10' viralizou nas redes sociais após uma publicação da brasileira Larissa Avelar no seu Twitter. Em apenas quatro dias, a publicação já havia alcançado cerca de 80 mil curtidas e 13 mil compartilhamentos.

Livro Fabel 10

O livro é utilizado pelos estudantes do último ano do ensino primário, na parte sobre teorias da conspiração, onde aparece uma foto do presidente, os alunos realizam debates sobre as falsas informações que foram compartilhadas durante a pandemia e qual a opinião deles em relação aos negacionistas do coronavírus.

No texto 'Um Brasil condenado', o livro fala que o Brasil é o quinto país mais populoso do mundo e que ao passar da pandemia Bolsonaro foi "um dos maiores negacionistas do coronavírus no mundo."

Enquanto o mundo ficava em casa durante a pandemia, Bolsonaro fazia aglomerações ao redor de si e dava 'high five' [toca aqui] em apoiadores que se amontoavam ao redor dele. 'Uma gripezinha', assim ele chamou a covid-19, doença que matou três milhões de pessoas só no primeiro ano de pandemia". Segundo uma parte do texto 'Um Brasil condenado', do livro Fabel 10.

Ainda segundo informações da editora para o UOL, eles falaram que os temas abordados sobre pandemia e pensamentos conspiratórios, são extremamente "relevantes para nossos tempos."

De acordo com a editora, o principal objetivo é fazer com que os estudantes desenvolvam pensamentos críticos e que tenham responsabilidade para não compartilhar informações erradas.

A editora complementou falando que o texto em que mencionam Bolsonaro, cumpre "em grande medida" o que eles querem passar para os alunos, além de ser um ponto crucial para debates em sala de aula.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.