Notícias » Rússia

Médicos da Rússia autorizam transferência de Alexei Navalny para hospital na Alemanha

O opositor russo está internado desde a última quinta-feira e suspeitas de envenenamento foram levantadas na ocasião

Penélope Coelho Publicado em 22/08/2020, às 09h21 - Atualizado às 09h30

Alexei Navalny em 2017
Alexei Navalny em 2017 - Wikimedia Commons

De acordo com informações da agência de notícias AFP, em reportagem publicada pelo UOL, o pedido dos parentes do ativista Alexei Navalny será respeitado, e o homem recebeu autorização para ser transferido para um hospital na Alemanha. O voo aconteceu na manhã deste sábado, 22.

De acordo com a publicação, os médicos do hospital onde Navalny foi admitido declararam a decisão na última sexta-feira, 21. "Decidimos não nos opor à sua transferência para outro hospital, o que nos foi indicado por seus familiares", informou o diretor do hospital de Omsk, Anatoli Kalinishenko.

O especialista ainda completou dizendo que o estado de saúde de Navalny agora é estável. Inicialmente, os médicos russos haviam achado o pedido dos parentes do opositor inadequado, já que o homem estava em estado grave.

A mulher de Alexei pediu ao maior inimigo do marido, o presidente Vladimir Putin, a autorização para a transferência, o líder russo por sua vez afirmou que a decisão final ficaria por conta do hospital, como informou o portal de notícias G1.

Navalny foi internado na última quinta-feira, 20, após ter passado mal durante um voo. Sua porta voz, Kira Yarmysh, havia dito que desconfiava de um possível envenenamento, contudo, os médicos russos descartaram essa possibilidade: “Até o momento, nenhum veneno foi identificado no sangue e na urina, não há vestígios dessa presença”, afirmou Kalinichenko, na última sexta-feira, 21.