Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

Memorável obra sobre João Cabral de Melo Neto chega às livrarias brasileiras

“Fotobiografia de João Cabral de Melo Neto”, organizada por Eucanaã Ferraz e coordenada por Valéria Lamego, apresenta 500 imagens e manuscritos inéditos sobre o poeta e diplomata brasileiro

Victória Gearini Publicado em 17/03/2021, às 17h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
João Cabral de Melo Neto, poeta e diplomata brasileiros - Wikimedia Commons
João Cabral de Melo Neto, poeta e diplomata brasileiros - Wikimedia Commons

Recém-lançada pela editora Verso Brasil, a obra “Fotobiografia de João Cabral de Melo Neto”, organizada por Eucanaã Ferraz e com coordenação geral de Valéria Lamego, reúne mais de 500 imagens e manuscritos exclusivos sobre a vida de um dos maiores poetas e diplomatas brasileiros. 

Nascido no dia 9 de janeiro de 1920, em Recife, Pernambuco, João Cabral de Melo Neto se consagrou na literatura nacional devido às suas ilustres obras, entre elas "Morte e vida Severina" (1955); "A educação pela pedra" (1966) e "Museu de tudo" (1975).

[Colocar ALT]
Fotobiografia de João Cabral de Melo Neto, de Eucanaã Ferraz e Valéria Lamego (2021) / Crédito: Divulgação / Verso Brasil

Em 1968, o escritor foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras. Contudo, no dia 09 de outubro de 1999, infelizmente, o diplomata veio a óbito no Rio de Janeiro, sendo eternizado na poesia brasileira como um dos maiores poetas do século 20.

Por meio de uma análise minuciosa e de uma vasta pesquisa iconográfica, o livro “Fotobiografia de João Cabral de Melo Neto”, apresenta a trajetória completa do memorável autor pernambucano, desde a infância, passando pela ilustre carreira, até os últimos dias de vida. 

A obra apresenta, ainda, imagens inéditas de familiares, de acervos nacionais e internacionais, e documentos públicos e privados. Além disso é possível encontrar grandes obras produzidas pelo homenageado e que chegaram a ser impressas em Barcelona, na Espanha — país em que esteve durante duas passagens entre as décadas de 1940 e 1960.

“Preenchemos lacunas, deparamos com o que não sabíamos, trouxemos de volta o que se dispersara, avizinhamos o que estava separado, fotografamos o que nunca o fora, criamos conjuntos imprevistos, corrigimos erros de informação que se repetiam em outros trabalhos e descobrimos centenas de registros inéditos”, escreveu no texto de abertura, o poeta e organizador do livro, Eucanaã Ferraz.

Além de poemas, cartas, entrevistas e documentos, o leitor se depara, ainda, com memoráveis obras de outros artistas, pintores e escultores que influenciaram as produções de João Cabral de Melo Neto.

“Guiaram-nos tanto o senso da objetividade quanto às disposições subjetivas e as inclinações do organizador, conduzido pelo desejo de fidelidade, característico das montagens que se fazem entre a crítica e o retrato, mas igualmente movido pela convicção de que um perfil biográfico composto por fragmentos que viajaram no tempo e no espaço exigiria mais que rigor: invenção, liberdade, risco”, concluiu Eucanaã Ferraz no texto de abertura.

Disponível na Amazon, “Fotobiografia de João Cabral de Melo Neto”, em suma, trata-se de uma obra envolvente para todos aqueles que desejam compreender a grandeza das obras do poeta pernambucano que impactou a história brasileira.


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon:

Fotobiografia de João Cabral de Melo Neto, de Eucanaã Ferraz e Valéria Lamego (2021) - https://amzn.to/3qUjgiL

Agrestes, de João Cabral de Melo Neto (2009) - https://amzn.to/2Q4VML9

A literatura como turismo, de João Cabral de Melo Neto (2016) - https://amzn.to/3vvkNj3

Poesia completa, de João Cabral de Melo Neto (2020) - https://amzn.to/2Ozh6s1

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W