Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mensagem em garrafa

Mensagem em garrafa escrita por pedreiros há 85 anos é descoberta na Nova Zelândia

Descoberta foi feita durante demolição de monumento que autores da mensagem ajudaram a construir

Redação Publicado em 09/08/2022, às 14h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Garrafa de vidro que continha mensagem escrita há 85 anos - Divulgação/Christchurch City Council
Garrafa de vidro que continha mensagem escrita há 85 anos - Divulgação/Christchurch City Council

Uma mensagem guardada em uma garrafa, escrita há 85 anos, foi descoberta por uma equipe que estava demolindo um antigo monumento situado na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia.

O mais curioso de tudo é que o texto havia sido escrito pelo time original de pedreiros que havia ajudado a construir o monumento que está atualmente sendo destruído, conhecido como Memorial de Guerra dos Cidadãos.

Segundo o Conselho da Cidade de Christchurch, a garrafa de vidro que continha a mensagem foi encontrada quando os trabalhadores quebraram uma área de concreto que parecia ter sido feita especialmente para guardar um objeto escondido.

Como relatou o portal UPI, Brent Smith, um dos chefes do conselho da cidade, informou em comunicado à imprensa que aquela "foi uma descoberta por acaso".

"O empreiteiro estava trabalhando na desmontagem do núcleo de concreto do memorial quando um grande pedaço de concreto se partiu, revelando a garrafa de vidro”, explicou. “Se o concreto não tivesse quebrado naquele exato local, nunca o teríamos encontrado."

Equipe de pedreiros

O conteúdo da mensagem, que data de fevereiro de 1937, é bastante simples, mas importante para a história local: uma lista de nomes dos trabalhadores que atuaram na construção do monumento.

"A nota está um pouco pior para o desgaste, mas é uma ligação incrível com o passado que poderia facilmente ter ficado desconhecida", opinou Smith.

"Esta descoberta é um lembrete da rica história e tradição que estamos ajudando a preservar. É humilhante trabalhar em um memorial tão importante", acrescentou Regan Shanks, um dos pedreiros da Goldfield Stone.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.