Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lolita Rodrigues

Morre a atriz Lolita Rodrigues, aos 94 anos

Uma das pioneiras da história da televisão brasileira, Lolita Rodrigues faleceu aos 94 anos

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 05/11/2023, às 10h50 - Atualizado às 12h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A atriz Lolita Rodrigues - Divulgação
A atriz Lolita Rodrigues - Divulgação

A história da televisão brasileira acaba de perder um grande nome. A talentosa atriz Lolita Rodriguesfaleceu aos 94 anos neste domingo, 5, em João Pessoa. Lolita se encontrava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e, infelizmente, não sobreviveu a uma pneumonia.

De acordo com o portal de notícias G1, a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita residia na cidade desde 2015 com a filha, Sílvia Rodrigues. Ela informa que a mãe será cremada ainda hoje. A cerimônia, entretanto, será feita apenas na presença de familiares.

A carreira

Conhecida como Lolita, Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite nasceu em Santos, São Paulo. Ela é uma das pioneiras na história da televisão brasileira. Participou de clássicos da televisão brasileira, como 'Sassaricando' (1987), na qual interpretou a personagem Aldonza. Também brilhou em 'Terra Nostra' (1999). Seu último papel na televisão foi a personagem Noêmia de 'Viver a Vida' (2009).

 "Eu não sou uma pessoa interessante. Não tenho nada para contar. Sou igual a todo mundo. Eu não tenho empregada. Cuido, eu mesma, das minhas coisas. Uma faxineira, para mim, basta. Sou muito simples. A comida de casa é congelada. Adoro assistir TV. Em especial, os canais de língua espanhola, porque sou filha de imigrantes", afirmou ela em sua biografia.

Após os sucessos nas novelas, Lolita passou a viver reclusa em João Pessoa, ao lado da filha. Em 2020, ela declarou em entrevista à Quem que tinha saudades de atuar, entretanto, encarava as suas limitações.

"Faz anos que não trabalho com televisão e tenho muita saudade disso. Vejo a novela 'Rainha da Sucata' [no canal Viva], dá muita saudade, eu estava bonita e nova. Quero fazer novelas, mas eu moro em São Paulo e ando de bengala, entendo que é difícil essa logística de me levar para o Rio", afirmou ela.

Durante a conversa, ela também relembrou como era fazer televisão no passado, quando não existia o 'glamour' atual.

"Hoje em dia, as pessoas só pensam em ganhar dinheiro. Mas quando começamos, o trabalho na TV não era bem remunerado. Não existia glamour, não existia figurinista, continuísta, cenógrafo. Todo mundo precisava fazer um pouco de tudo. A gente levava roupa, móvel e objetos de casa ou pegava coisas emprestadas dos amigos e da família. Comecei a fazer televisão numa época que TV era artesanato", disse ela.