Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Idade Média

Mosaico do século 5 de vila romana é encontrado na Grã-Bretanha

Além de estar bem preservado, o artefato revela detalhes, até então desconhecidos, sobre o país após a influência do Império Romano

Alana Sousa Publicado em 10/12/2020, às 11h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do mosaico da vila romana - Divulgação/National Trust
Imagem do mosaico da vila romana - Divulgação/National Trust

Em uma vila romana em Gloucestershire, na Grã-Bretanha, arqueólogos do National Trust descobriram um mosaico do século 5, que agora se tornou o primeiro artefato do tipo localizado na região. A informação foi divulgada pela BBC.

Os pesquisadores descreveram o achado como de “enorme significado” e “tremendamente emocionante”. A equipe na qual Stephen Cosh integra, explorou a vila de Chedworth, uma das maiores e mais bem conservadas do país.

Mosaico da era romana / Crédito: Divulgação/National Trust

Usando datação por radiocarbono, os especialistas foram capazes de datar o mosaico, trazendo à tona detalhes ainda não conhecidos. O artefato mostrou que mesmo após a Grã-Bretanha ter deixado de fazer parte do Império Romano, práticas de uma vida sofisticada ainda perdurou.

A descoberta é importante, pois, antes se pensava que todas as vilas da época haviam sido abandonadas no século 4, o que estava errado por cem anos — dado a construção do mosaico um século mais tarde. “Existem mosaicos romanos muito recentes na área para os quais a arqueologia só pode dizer que devem ser posteriores a uma determinada data, sem poder dizer quanto mais tarde”, falou Cosh.

Roma Antiga

A capital do império mais importante e poderoso que o mundo já conheceu: a Roma Antiga. Em seu ápice, ela era quase idêntica às metrópoles atuais (mas sem a poluição no ar, claro). Aliás, Roma era ainda mais apinhada que os exemplos anteriores: no ano 200 alcançou 1 milhão de habitantes e sua densidade demográfica atingiu 66 mil pessoas por km2 (hoje, a cidade mais apertada do mundo é Mumbai, na Índia, com 29650 pessoas por km2).

O Império Romano é mundialmente conhecido por sua cultura, arquitetura, literatura e história vasta, repleta de batalhas e traições.