Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Chile

No Chile, deputado questiona se voto feminino foi "uma boa ideia"

Eleito recentemente pelo Partido Republicano, o político ultradireitista ainda não tomou posse do cargo

Redação Publicado em 24/11/2021, às 12h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Johannes Kaiser - Divulgação / vídeo / Youtube / ElNacional-Libertario
Johannes Kaiser - Divulgação / vídeo / Youtube / ElNacional-Libertario

O deputado chileno Johannes Kaiser, eleito recentemente pelo Partido Republicano, se envolveu em uma enorme polêmica ao questionar, na última terça-feira, 23, o direito das mulheres ao voto.

A fala do político ultradireitista se deu durante uma conversa virtual e acabou sendo compartilhada por meio das redes sociais e recebendo inúmeras críticas.

"As mulheres deixam de ir ao parque porque têm medo de imigrantes que podem estuprá-las, mas continuam votando nos mesmos partidos que trazem essas pessoas. Questionamos realmente se o direito ao voto (para as mulheres) foi uma boa ideia", declarou o deputado.

Para a ministra das Mulheres, Monica Zalaquett, "é inaceitável que o direito de voto das mulheres esteja sendo questionado. Viemos para a vida pública para ficar e vamos continuar trabalhando para que mais mulheres ocupem espaços de responsabilidade política".

A deputada comunista Karol Cariola também teceu críticas ao político e simpatizantes de suas ideias.

"Eles não compreendem que temos uma palavra a dizer, que podemos usar anticoncepcionais, que temos o direito de decidir sobre os nossos corpos e que temos o direito de votar", escreveu ela no Twitter. "A coisa mais importante que devemos ter é a liberdade de voto e que as pessoas possam participar democraticamente. Ele terá de dar uma explicação", afirmou.

Em sua defesa, porém, o deputado declarou à imprensa que há sarcasmo em suas declarações. Eleito no último domingo, com quase 12% dos votos, Kaiser deverá tomar posse no mês de março de 2022.