Notícias » Arqueologia

Pesquisadores descobrem estátua de criatura mítica nos Emirados Árabes

Com cabeça de leão e asas de águia, acredita-se que a figura foi confeccionada durante o Império Romano

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/12/2021, às 12h29

Imagem em plano geral da estátua encontrada
Imagem em plano geral da estátua encontrada - Divulgação / Autoridade Arqueológica de Sharjah

Um grupo de pesquisadores da Autoridade Arqueológica de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, localizou uma curiosa peça durante uma escavação em um sítio arqueológico, localizado a cerca de 80 quilômetros de Dubai.

Confeccionada em bronze e em excelente estado de conservação, o artefato chama atenção por representar uma criatura mítica ainda não identificada pelos pesquisadores, mas com características claras.

Este artefato faz parte de um conjunto de três estátuas, com aparência semelhante, que eram distribuídas em forma circular simétrica na parte superior de uma grande e luxuosa tigela usada para queimar incenso", explicou Sabah Aboud Jassim, diretor da Autoridade Arqueológica, em entrevista ao Siasat Daily.
Imagem em plano detalhe do rosto da figura / Crédito: Divulgação / Autoridade Arqueológica de Sharjah

 

A estátua possui asas de águia, cabeça de um leão e um pé em destaque pelo tamanho grande, mas em formato igual aos pés de uma ave. Tais evidências relacionam a criação com pinturas comuns da época do Império Romano.

Curiosamente, durante o período de dominância do Império Romano, a área onde o item foi encontrado representou um ponto onde uma possível rede comercial entre cidades e impérios poderiam negociar itens.