Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Possíveis destroços de avião argentino que desapareceu em 1976 são localizados

Um navio búlgaro devolveu o que parecem ser destroços de um avião da Armada Argentina, que sofreu um acidente e desapareceu em 1976 na Antártica

Redação Publicado em 23/02/2024, às 15h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de um helicóptero Armada Argentina na Península Antártica - Reprodução/Exército argentino
Imagem de um helicóptero Armada Argentina na Península Antártica - Reprodução/Exército argentino

A marinha da Bulgária devolveu à base naval argentina possíveis destroços do Neptune 2-P-103, um avião da Armada Argentina que esteve em um acidente em 1976, que tirou a vida de 10 militares e um jornalista. A entrega dos materiais ocorreu durante uma reunião a bordo do navio búlgaro na Base Naval de Mar del Plata, localizada ao sul de Buenos Aires.

Segundo o comunicado divulgado pela marinha argentina, os restos pertencem a um “um veículo militar que coincide com os de uma aeronave”. Além disso, a agência estatal Télam apontou que algumas das peças localizadas possuem inscrições em espanhol e a imagem do “Sol de Mayo”, uma característica dos lemes direcionais das aeronaves da Aviação Naval. 

Conforme repercutido pelo jornal Correio do Povo, via Télam, essas peças foram encontradas no último dia 15 de janeiro por marinheiros do navio búlgaro durante sua passagem anual pela Antártica

No comunicado, a Armada Argentina também esclareceu que, “com o objetivo de encontrar indícios que ajudassem a identificar a origem das partes previamente encontradas, as autoridades búlgaras enviaram um grupo de alpinistas e pesquisadores”.

O acidente

No dia 15 de setembro de 1976, o Neptune 2-P-103 partiu da Base Aeronaval de Río Grande, na província argentina da Terra do Fogo, para realizar uma atividade de reconhecimento do Estreito de Drake e as ilhas Shetland do Sul, em um voo que fazia parte da Campanha Antártica Argentina 1976–1977.

Após a queda da aeronave, que pertencia à Esquadrilha Aeronaval de Exploração da Armada Argentina, uma equipe de resgate foi enviada ao local do acidente de helicóptero, mas em razão das condições climáticas desfavoráveis, este voo também se envolveu em um acidente, que matou os três tripulantes. Assim, a busca foi suspensa.