Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Tumba de poderoso sacerdote de 3 mil anos é descoberta no Peru

O chamado "Padre de Pacopampa" é o primeiro sacerdote dos Andes a ter uma variedade de oferendas em seu túmulo; entenda!

Redação Publicado em 29/08/2023, às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem mostrando a tumba - Divulgação/ Youtube/ Sky News Australia
Imagem mostrando a tumba - Divulgação/ Youtube/ Sky News Australia

Um poderoso sacerdote que viveu há 3 mil anos apelidado de Padre de Pacopampa teve sua tumba recentemente escavada na região norte do Peru. Ele foi enterrado junto de diversas tigelas de cerâmica contendo oferendas, o que é um indicador de sua grande importância para as pessoas da época. 

Ele é um dos primeiros sacerdotes dos Andes a ter uma série de oferendas", explicou o arqueólogo Juan Pablo Villanueva em uma entrevista à AFP. 

Com três metros de diâmetro e um metro de profundidade, a câmara funerária também possuía dois outros artefatos interessantes: selos que representavam, respectivamente, uma onça e um rosto. 

Outro detalhe curioso é o posicionamento do corpo do sacerdote na tumba. Ele contava com uma orientação do sul para o norte, estava de bruços e tinha as pernas parcialmente flexionadas. 

A descoberta é extremamente importante porque ele é um dos primeiros sacerdotes a começar a controlar os templos no norte dos Andes do país. Acho que este foi um líder em sua época", apontou Yuji Seki, outro pesquisador envolvido na descoberta, também à AFP. 
Imagem mostrando a escavação da tumba / Crédito: Divulgação/ Youtube/ AFP News 

Pacopampa 

O sítio arqueológico de Pacopampa é um local de grande importante para a história do Peru. Nele, é possível encontrar nove construções cerimoniais de pedra polida que, conforme especulam os pesquisadores, datam do período entre 700 a 600 anos a.C. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!