Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Sinead O'Connor

Em 1992, Sinéad O'Connor rasgou foto do Papa ao vivo

Durante participação em um dos maiores programas da TV dos EUA, Sinead O'Connor protagonizou polêmica com o Papa

Redação Publicado em 04/10/2022, às 11h57 - Atualizado em 26/07/2023, às 15h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momento em que Sinead O'Connor rasga a foto do papa - Reprodução/Vídeo
Momento em que Sinead O'Connor rasga a foto do papa - Reprodução/Vídeo

Era outubro de 1992 quando a artistaSinéad O'Connor se preparava para uma apresentação no Saturday Night Live, um dos maiores programas de televisão dos Estados Unidos. Ao cantar 'War', de Bob Marley,Sinead causou polêmica: rasgou uma foto do Papa João Paulo II. Ao vivo, o ato da cantora ainda divide opiniões. A morte de Sinéad foi anunciada nesta quarta-feira, 26. Ela tinha 56 anos.

"Lute contra o verdadeiro inimigo", disse Sinéad O'Connorantes de rasgar a foto do Sante Padre. A apresentação já apresentava outro ponto polêmico. Isso porque a artista trocou o 'racismo' na letra da música para 'abuso infantil'. Se tratava de um protesto contra as denúncias de abuso infantil na Igreja Católica. 

Reprodução/Vídeo

O resultado, conforme repercutido pela CBC, não foi diferente do que já era imaginado na época. Durante um tributo ao artista Bob Dylan, ocorrido semanas depois, Sinéad foi vaiada. 

30 anos depois, persiste a dúvida: Sinéad se arrependeu de ter destruído a imagem do papa? Bom, em 'Rememberings: Scenes from My Complicated Life', livro de memórias, a artista sueca falou o resultado do episódio. 

“Longe de o episódio do papa destruir minha carreira, ele me colocou em um caminho que me encaixou melhor”, detalhou Sinéad. "Eu não sou uma estrela pop. Sou apenas uma alma perturbada que precisa gritar em microfones de vez em quando."

O episódio também fora relembrado durante uma entrevista da cantora ao programa 'Q' da CBC Radio. A cantora destacou que a polêmica não foi negativa em sua carreira, enfatizando o que realmente foi péssimo em sua visão. 

"As pessoas dizem que rasgar a foto de alguma forma descarrilou minha carreira. E eu sinto o oposto disso", disse ela. "Na verdade, ter um disco número um descarrilou minha carreira."

Mundo pop

As críticas de Sinéad após o episódio, na verdade, são direcionadas ao universo da música pop, que, em sua visão, tira o artista do que ele realmente deveria fazer. A artista disse que passava mais tempo tirando fotos, do que cantando ou produzindo músicas. 

'Achei o mundo das estrelas pop bastante aprisionador. É um pouco como ser a rainha da Inglaterra ou o presidente da Irlanda.'

Além disso, Sinéad disse que valoriza a sua liberdade de expressão, esta no centro de sua arte. 

"Sou uma artista irlandesa e temos um histórico de causar tumultos nas ruas com músicas e peças de teatro", destacou a cantora. "Sabe, nos velhos tempos, você não podia colocar uma peça irlandesa sem haver um tumulto na rua depois, ou, você sabe, polícia montada em cavalos do lado de fora dos shows em Londres. Nosso trabalho como artistas irlandeses [ é] causar tumultos nas ruas."