Matérias » Crimes

A bizarra saga de Charles Sobhraj, assassino do biquíni

Atualmente com 76 anos, Charles fez tudo que queria na vida, raramente sendo punido, e mesmo quando era, arranjava um jeito de burlar as regras a seu favor

Ingredi Brunato Publicado em 23/11/2020, às 19h00

Fotografia de Charles Sobhraj
Fotografia de Charles Sobhraj - Divulgação

Charles Sobhraj viveu uma vida de crimes. Entre seus delitos, estão roubos, fraudes, contrabando de automóveis, assalto à mão armada e, como diz seu famoso título de “Assassino do Biquíni”, também somam-se diversos assassinatos à lista de ilegalidades. 

Embora seja considerado um assassino em série, Charles se difere de outras figuras clássicas dentro dessa mesma classificação por não matar pessoas simplesmente pelo ‘prazer’ de fazê-lo e sim porque queria roubar o passaporte da vítima, se passando por ela em uma viagem, por exemplo. Eram motivos muito mais práticos, e frequentemente um "efeito colateral" dos ganhos financeiros que ele buscava com suas atividades criminosas. 

O criminoso também tinha uma grande capacidade de persuasão das pessoas ao seu redor, seja pela lábia, manipulação ou então, pela chantagem. Essa habilidade lhe rendeu uma vida confortável — até mesmo quando estava dentro da cadeia. 

Início da vida 

Nascido no Vietnã, Charles passou a infância tendo que mudar-se constantemente para a França e de volta ao seu país de origem. Em ambos lugares experienciou violência e bullying

Se tornou um adolescente delinquente, cometendo roubos constantes, até o dia que foi pego. Já nessa época era muito persuasivo, de forma que ganhou a simpatia dos guardas prisionais, conseguindo favores que outros não recebiam, como por exemplo a permissão para guardar livros em sua cela. 

Foi também nesse ambiente que conheceu Felix d'Escognem, um jovem rico que fazia trabalho voluntário lá. Sobhraj rapidamente se aproximou e ganhou a simpatia dele. Assim, depois da prisão o vietnamita ganhou um passe livre para transitar pelos ambientes da alta sociedade francesa; ao mesmo tempo que manteve sua vida de crimes, acumulando dinheiro através de fraudes e furtos. 

Sua segunda estadia na cadeia veio quando foi flagrado dirigindo um veículo roubado. Mais uma vez, o encarceramento não significou de forma alguma uma interrupção de seu estilo de vida criminal, que prosseguiu após sua soltura, oito meses mais tarde. Na verdade, pode-se dizer que os delitos aumentaram de nível: depois da prisão, Charles começou a fazer lavagem de dinheiro, e logo precisou escapar da França para manter sua liberdade. 

Profissionalização no ramo do crime

Trecho de série "The Serpent", da Netflix, que conta a história de Charles Sobhraj / Crédito: Divulgação/ Netflix

 

Agora casado, o vietnamita e sua esposa francesa, Chantal Compagnon, viajaram com documentos falsos e o dinheiro que roubavam dos turistas com quem faziam amizade.

Nessa nova fase da vida de Charles, ele elaborou uma estratégia para não cumprir mais as sentenças que pegava: alegava estar com uma doença, drogava o guarda que estava com ele no momento de ir para o hospital e escapava. Depois da segunda vez repetindo o truque, Chantal cansou do crime e se separou dele, voltando para a França.  

Viver como um criminoso procurado exigiu algumas adaptações do homem, que passou os anos seguintes viajando de país em país e roubando mais turistas (principalmente hippies, por quem ele parecia nutrir um desprezo pessoal). Ele frequentemente fingia ser alguém rico (como um vendedor de jóias ou traficante de drogas) e após ganhar a confiança de suas vítimas, passava a perna nelas. Frequentemente, drogava os turistas para então cometer as fraudes e furtos. 

Até teve uma reconciliação com seu meio-irmão mais novo, que estava no mesmo ramo de negócio que ele. Quando uma operação dos dois deu errado, todavia, Sobhraj não hesitou em escapar para salvar a própria pele, deixando o outro para trás para ser pego. 

Para tornar suas operações ainda mais complexas, Charles reuniu uma gangue usando diversos métodos de manipulação, por exemplo, ajudando pessoas a reencontrar documentos que ele mesmo roubou, ou cuidando de alguém com disenteria, quando foi ele o responsável por envenenar esse alguém. 

Assassino do biquíni 

Segundo o vietnamita alegou, muitos de seus assassinatos teriam sido overdoses acidentais, quando ele deu doses fortes demais para turistas que pretendia dar um golpe. Qualquer que seja a verdade, muitas pessoas foram mortas dessa forma, e quando duas mulheres apareceram envenenadas pelo mesmo método, ambas usando roupas de banho floridas, Sobhraj ganhou seu famoso apelido. 

Um dia, o criminoso errou as doses para menos: não drogou suas vítimas o suficiente, e elas reagiram, resultando em sua prisão. Mesmo atrás das grades em definitivo, Charles ainda deu um jeito de ter uma vida boa, levando pedras preciosas escondidas em seu corpo, e passando anos subornando os guardas para ter televisão em sua cela, refeições gourmet e diversos outros luxos. Ainda deu um jeito de se tornar uma espécie de celebridade no fim da vida, financiando até um filme sobre sua saga. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Mindhunter, de John Douglas e Mark Olshaker (2017) - https://amzn.to/35u3BQ3

Psicopata Americano, de Bret Easton Ellis (2020) - https://amzn.to/34yE1t1

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/39YVlGK

De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4

Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/3cauuc9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W