Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Reino Unido

A brilhante saga do capitão Tom Moore, o senhor de 100 anos que arrecadou milhões contra a covid-19

O veterano britânico, que morreu ontem (2) fez uma ação emocionante no ano passado

Giovanna Gomes Publicado em 03/02/2021, às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O capitão Tom Moore dando voltas em seu jardim - Divulgação/Tom Moore Foundation Org
O capitão Tom Moore dando voltas em seu jardim - Divulgação/Tom Moore Foundation Org

Você certamente se lembra do capitão Tom Moore, o idoso que teve a emocionante ideia de dar 100 voltas ao redor de seu jardim antes de seu centésimo aniversário, em abril do ano passado, no intuito de arrecadar mil libras para auxiliar instituições de saúde durante a pandemia de covid-19.

De acordo com o site da Fundação Capitão Tom, mesmo com idade avançada, Tom sempre foi muito ativo até que, por motivo da fratura sofrida após uma queda, teve de passar a usar um andador para se locomover.

Com essa fratura e também devido a um câncer de pele, ele teve de ser tratado pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) onde teria tido, conforme suas palavras, um "cuidado médico extraordinário". Assim, o veterano que lutou na Segunda Guerra Mundial expressou sua gratidão à equipe do NHS por meio de seu desafio.

O capitão Tom quando jovem / Crédito: Divulgação/Captain Tom Foundation

Heroísmo

“Todos vocês estão se colocando em perigo e estão fazendo isso pelo bem das pessoas aqui. Vocês estão fazendo um trabalho maravilhoso, maravilhoso”, disse ele a todos os profissionais de saúde, de acordo com o site da fundação.

Contudo, sua modesta ideia inicial de arrecadação tomou proporções tão grandes que o resultado acabou sendo um pouco maior que o esperado: quase 38,9 milhões de libras, o equivalente a 285 milhões de reais.

Assim, com sua iniciativa, Tom inspirou não só aos ingleses, mas a pessoas no mundo todo, mobilizando muitos a fazerem o mesmo. Entretanto, quase um ano após seu grande feito, Moore acabou contraindo covid-19 e teve complicações. Na última terça-feira, sua família comunicou sua morte.

O capitão completou 100 voltas em seu jardim / Crédito: Divulgação/BBC

Morte

De acordo com Hannah Ingram-Moore e Lucy Teixeira, filhas do capitão, o idoso morreu no dia 31 de janeiro, último domingo, vítima da covid-19. Antes de ser diagnosticado com o vírus na semana passada, Tom havia contraído uma pneumonia, da qual estava em processo de tratamento. Foi por causa do procedimento que ele, infelizmente, não pode ser vacinado contra o coronavírus.

O morador de Marson Moretaine, no condado de Berfordshire, teria, segundo o comunicado, morrido cercado por seus familiares.

"Passamos horas conversando com ele, lembrando de nossa infância e de nossa maravilhosa mãe. Compartilhamos lágrimas e risadas", disseram as filhas."O último ano da vida de nosso pai foi nada menos do que extraordinário. Ele se sentiu rejuvenescido e teve experiências que havia apenas sonhado."

Por fim, ressaltaram: "Ele esteve no coração de muitas pessoas por um curto período de tempo, mas foi um pai e um avô incrível, e vai ficar em nossos corações para sempre."

Rainha Elizabeth / Crédito: Getty Images

Repercussão

No ano passado, o herói Moore foi homenageado pela rainha Elizabeth, ocasião na qual, foi condecorado cavaleiro. Com a notícia da morte do capitão, a monarca britânica declarou em comunicado que ele "foi uma inspiração para todo o país e o mundo". O primeiro-ministro Boris Johnson também comentou o fato, e afirmou que o idoso foi "um herói no sentido mais verdadeiro da palavra".


+Saiba mais sobre a monarquia britânica através das obras abaixo:

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2Y80QOZ

Elizabeth I - O Anoitecer de um Reinado, Margaret George (2012) - https://amzn.to/37YWSg4

História concisa da Grã-Bretanha, W. A. Speck (2013) - https://amzn.to/2qcqSnA

A Real Elizabeth - https://amzn.to/2Qr7wUO

Família real britânica no século 20: Rei Edward VII para rainha Elizabeth II - https://amzn.to/2SugP95

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du