Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Hollywood

A primeira morte em um set de filmagens: a triste saga da atriz Martha Mansfield

A jovem sofreu um terrível acidente que interrompeu sua carreira em ascensão

Penélope Coelho Publicado em 12/04/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato da atriz Martha Mansfield - Wikimedia Commons
Retrato da atriz Martha Mansfield - Wikimedia Commons

Martha Mansfield começou na Broadway, fazendo teatro, seu primeiro papel foi em 1912, na produção Little Woman. Desde os 14 anos, a menina sonhava em atuar nas grandes telas.

Isso aconteceu em 1920, quando conseguiu seu primeiro papel no cinema e decidiu que esse seria o foco de sua carreira. Ela estrelou ao lado do ator John Barrymore, na adaptação cinematográfica de Jekyll e Mr. Hyde.

Em 1923, Martha assinou um contrato com a Fox Film, e conseguiu gravar mais dois longas na época, os filmes Queen of the Moulin Rouge e Till We Meet Again. Ela estava indo bem e era elogiada constantemente por suas performances. No entanto, ela não imaginava que a profissão que tanto amava seria responsável por dar fim a sua vida.

Martha Mansfield e John Barrymore em cena / Crédito: Wikimedia Commons

Tragédia

Em novembro de 1923, ela estava na cidade de San Antonio, no Texas, para as gravações de próximo filme, intitulado The Warrens of Virginia, onde interpretava Agatha Warren, a protagonista do longa. O filme mudo, retratava um romance ambientado na Guerra Civil norte-americana.

Depois do final de uma das gravações naquele fatídico dia, ela foi descansar dentro de um carro. Martha ainda vestia as roupas de sua personagem, quando uma das pessoas que estavam com ela dentro do veículo resolveu acender um fósforo. O palito acabou caindo no vestido da atriz, o fogo começou a se espalhar rapidamente pelo seu corpo.

O ator que contracenava com Martha, Phillip Shorey, tentou controlar as chamas com um casaco, enquanto lutava para arrancar a roupa, o que na verdade atrapalhou a atriz: ela acabou se queimando nesse processo. Mansfield foi levada às pressas para um hospital, mas, não resistiu e morreu no dia seguinte.

As queimaduras em seu corpo foram muito graves. Até hoje existe um mistério envolto nessa triste história, nunca foi descoberto quem acendeu o fósforo que fez o vestido de Martha pegar fogo. Uma teoria que ela queria acender um cigarro foi descartada por sua mãe que acredita que a filha não tivesse esse costume.

Quando o filme foi lançado em 1924, a maioria das cenas já haviam sido gravadas, por isso a produção decidiu continuar as filmagens. Martha Mansfield tinha apenas 24 anos quando o terrível acidente aconteceu. A tragédia ficou marcada como a primeira morte em um set de gravações em Hollywood.


+Saiba mais sobre Hollywood por meio das obras disponíveis na Amazon:

As Mais Famosas Atrizes de Hollywood: 1940 a 1960 - Parte 1: Audrey Hepburn, Ingrid Bergman, Grace Kely, Debora Kerr, Ava Gardner, Claudette Colbert e outras, de Americo Luis Martins da Silva ( 2019) - https://amzn.to/2TuO24E

As Mais Famosas Atrizes de Hollywood: 1940 a 1960, de Americo Luis Martins da Silva - https://amzn.to/2PANGay

The Fixers: Eddie Mannix, Howard Strickling and the MGM Publicity Machine, de E. J. Flemming (2004) - https://amzn.to/3bLYqvK

Uma Noite com Marilyn Monroe, de Lucy Holliday (2016) - https://amzn.to/2xY5Jkv

United Artists, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2V4jnMy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du