Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arte

As teorias que tentam explicar a ponte retratada na Mona Lisa

Uma das pinturas mais famosas da história, Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, é envolta em mistérios

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/05/2023, às 10h00 - Atualizado em 30/10/2023, às 17h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'Mona Lisa' (1503), de Leonardo da Vinci - Domínio Público
'Mona Lisa' (1503), de Leonardo da Vinci - Domínio Público

Quando se pensa na História da Arte e nas pinturas mais importantes feitas ao longo de todo o seu desenrolar, provavelmente o primeiro nome e imagem que vem à mente de grande parte das pessoas é a icônica obra 'Mona Lisa', criada em 1503 pelo italiano Leonardo da Vinci.

Também conhecida como 'A Gioconda', a obra, mesmo que famosa, ainda é envolta em diversos mistérios, de forma que uma das maiores dúvidas sobre ela é, até hoje, quem é a mulher ali representada. E tentando responder a essa questão, muitas teorias já foram desenvolvidas, inclusive algumas que apontam que ela pode ser uma criação original do pintor, ou mesmo uma versão feminina dele próprio.

No entanto, uma pergunta que nem todos se fazem, mas também é bastante relevante no que constrói a obra, é "que lugar é este retratado?". Veja a seguir algumas teorias sobre o local pintado, e os detalhes do cenário do quadro mais icônico da humanidade.

O detalhe que mostra a ponte na 'Mona Lisa' /Crédito: Domínio Público

Ponte misteriosa

Um dos elementos componentes mais relevantes da obra, já analisado por especialistas ao longo de séculos, é uma pequena ponte localizada no fundo, acima do ombro esquerdo da 'Mona Lisa'. Porém, segundo o site da Smithsonian, uma análise mais recente feita pelo historiador de arte italiano Silvano Vinceti indica que a construção pode ser inspirada na Ponte Romito, localizada na vila toscana de Laterina, na Itália.

Da mesma forma como muitas outras construções e pontes italianas, a Ponte Romito é uma obra extremamente antiga, de forma que o tempo não a perdoou e hoje sequer pode ser encontrada completa. Porém, Vinceti desenvolveu uma reconstrução virtual da ponte, com base em imagens de drones e documentos históricos e, sob a própria análise, aquela é "inconfundivelmente" a inspiração para a pintura.

Outras teorias

Apesar disso, como já mencionado, já ocorreram ao longo da história diversas tentativas de se desvendar o local que 'Mona Lisa' retrata. E no passado, outras pontes já foram associadas à pintura.

Uma das pontes teorizadas é a Ponte Buriano, localizada relativamente próximo à Romito, e a Ponte Bobbio, na província de Piacenza. No entanto, Vinceti argumenta que elas não podem ser, de fato, a que inspirou da Vinci em sua criação, pois possuem arcos demais. Além disso, também acredita que a paisagem em torno da construção em questão combina mais com o pano de fundo da 'Mona Lisa'.

A forma distinta do Arno [rio] ao longo desse trecho de território corresponde ao que Leonardo retratou na paisagem à esquerda da mulher retratada na famosa pintura", disse o especialista em coletiva de imprensa realizada no início do mês.
Imagem aérea da Ponte Romito
Imagem aérea da Ponte Romito / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube

Uma ponte imaginária?

Porém, em contramão àqueles que tentam desvendar qual é, afinal, a ponte retratada na 'Mona Lisa', alguns outros historiadores de arte argumentam que da Vinci nunca pretendeu retratar de maneira fiel alguma ponte em particular na pintura.

"Leonardo era um observador perspicaz da natureza, mas não a 'copiava' em suas obras", explicou Francesca Fiorani, uma historiadora da arte da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, ao Hyperallergic. "[A ponte] é inspirada nos muitos rios que cruzavam o Arno na zona rural da Toscana, mas não representa nenhum deles especificamente".

Aurorretrato de Leonardo da Vinci
Aurorretrato de Leonardo da Vinci / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons