Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Napoleão

Bordel, Josefina e 'Barão de Kepen': A vida íntima de Napoleão Bonaparte

Um dos maiores imperadores do mundo, Napoleão Bonaparte possui uma série de curiosidades inusitadas sobre sua vida íntima; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/11/2023, às 11h00 - Atualizado em 23/11/2023, às 10h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Napoleão Bonaparte e Joaquin Phoenix interpretando-o em 'Napoleão', novo filme de Ridley Scott - Domínio Público via Wikimedia Commons / Reprodução/Apple TV+
Retrato de Napoleão Bonaparte e Joaquin Phoenix interpretando-o em 'Napoleão', novo filme de Ridley Scott - Domínio Público via Wikimedia Commons / Reprodução/Apple TV+

Chegou aos cinemas brasileiros o filme 'Napoleão', novo trabalho de Ridley Scott — diretor britânico responsável também por clássicos como 'Alien, o Oitavo Passageiro' (1979), 'Blade Runner' (tanto a versão de 1982 quanto a de 2017) e 'Gladiador' (2000) — e protagonizado pelo vencedor do Oscar de Melhor Ator em 2020, Joaquin Phoenix. O longa promete ser um dos melhores dramas históricos do ano, disputando com 'Assassinos da Lua das Flores', de Martin Scorsese e 'Oppenheimer', de Christopher Nolan.

O verdadeiro Napoleão Bonaparte, general francês que se tornou imperador, marcou a história da França, ao redesenhar seus mapas e expandir o império. De acordo com a sinopse, o filme apresentará "as origens do comandante militar Napoleão e sua rápida ascensão, com uma visão através do prisma de seu relacionamento e muitas vezes volátil com sua esposa e por ser amor verdadeiro, Josefina."

Mitos

Uma figura emblemática da História, Napoleão conquistou muitos simpatizantes ao longo de sua vida, mas, provavelmente, ainda mais inimigos. Isso é o que justifica a existência de muitos boatos relacionados a ele que, geralmente, se provam mentiras com uma pesquisa. Exemplos são os comentários acerca de sua altura ou mesmo o tamanho de seu pênis.

+ O enigma do pênis de Napoleão Bonaparte

No entanto, Napoleão não precisa de mentiras contadas sobre si para ser uma pessoa que chama atenção ao se descobrir certos detalhes. Em especial no que se refere à sua vida íntima.

Emblemática pintura de Napoleão montado em seu cavalo
Emblemática pintura de Napoleão montado em seu cavalo / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Um exemplo de peculiaridade é sobre a vez em que perdeu a virgindade. Segundo o historiador Andrew Roberts, autor da biografia 'Napoleão: Uma Vida' (2014), o episódio ocorreu em "uma experiência particularmente suja", num bordel de Paris. Além do mais, só teve sucesso na relação com a quarta prostituta. "Ele não era o homem extremamente confiante sexualmente que se tornou", contou Roberts em entrevista em 2015 ao The Standard.

Napoleão e Josefina

Porém, a pessoa descrita por Roberts como a razão para os detalhes mais curiosos da vida íntima de Napoleão foi sua primeira esposa, a imperatriz Josefina de Beauharnais. Isso porque, durante o casamento, ela foi infiel ao imperador; e ele, quando descobriu, também engatou diversos casos.

Napoleão descobriu quando estava no deserto do Egito, e então embarcou no primeiro de seus 22 casos amorosos", afirmou o historiador.

Quem também comentou sobre os casos de Josefina foi o professor Michael Broers, acadêmico da Universidade de Oxford: "Nos primeiros anos, ela o tratava como lixo. Ela estava tendo casos debaixo do nariz dele", disse ele, que é autor de 'Napoleon: Soldier of Destiny', ao The Sun. “Quando ele volta da campanha egípcia, ela está tendo um caso com outro homem".

Apesar disso, mesmo que o relacionamento entre Napoleão e Josefina não fosse o mais romântico do mundo, as primeiras cartas trocadas entre o casal eram bastante abrasadoras. "Quero dizer, incrivelmente erótico", destaca Roberts.

Ridley Scott, diretor do longa, descreve as cartas como "comicamente rudes e juvenis, excessivamente românticas e até bastante sujas”. No entanto, ele acredita que a amada não ficou impressionada com as declarações de Napoleão: "Ela nunca os leu", repercute o The Sun.

+ A relação turbulenta entre Napoleão e Josefina, que será mostrada em filme

Napoleão e Josefina
Napoleão e Josefina / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Fetiches e apelidos

Um destaque notado pelo historiador Andrew Roberts era a obsessão do general por cunilíngua — sexo oral em uma vagina —, ele falava constantemente sobre o assunto com a amada. "Ele dizia a ela: 'não se lave por três dias' porque iria gostar de fazer com ela quando ela não estivesse limpa. Isso era realmente básico", explicou o historiador.

Pintura de Napoleão Bonaparte
Pintura de Napoleão Bonaparte quando ainda era cônsul / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Ainda assim, por mais que detalhes sobre a relação sejam conhecidos por Roberts, ainda existem lacunas e detalhes das cartas que o historiador não compreende: "Josefina fez algo na cama chamado ziguezagues e estou desesperado para descobrir o que são. Fiz pesquisas primárias, procurei, mas não consegui encontrar nada."

Também não sabemos por que Napoleão chamou suas partes íntimas de Barão de Kepen. Quem foi o Barão de Kepen para justificar esse apelido?", já perguntou Roberts em festivais literários, "mas nem um sussurro. A sexologia é uma coisa muito complicada."