Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Napoleão

Nobre revolucionário: Napoleão ficou dividido durante a Revolução Francesa?

Filho de um representante da monarquia, Napoleão Bonaparte foi uma importante figura durante a Revolução Francesa

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/11/2023, às 17h06 - Atualizado em 23/11/2023, às 10h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Napoleão Bonaparte: Em retrato e ficção - Domínio Público e Divulgação
Napoleão Bonaparte: Em retrato e ficção - Domínio Público e Divulgação

Chegou aos cinemas aquele que promete ser um dos mais importantes filmes históricos do ano: 'Napoleão'. Dirigido por Ridley Scott e com o vencedor do Oscar, Joaquin Phoenix, dando vida ao importante general, o longa apresentará alguns dos momentos mais importantes e impressionantes da vida de Napoleão Bonaparte.

A produção, segundo a sinopse, vai acompanhar "as origens do comandante militar Napoleão e sua rápida ascensão. Uma visão através do prisma de seu relacionamento e muitas vezes volátil com sua esposa e por ser amor verdadeiro, Josefina."

A relevância do nome de Napoleão Bonaparte na história mundial se deve não só às suas numerosas conquistas e marcantes vitórias em nome do povo francês, como também a sua ascensão ao cargo de imperador.

+ 'Napoleão': Veja 5 batalhas que podem aparecer no filme de Ridley Scott

Antes de alcançar a glória, entretanto, Napoleão foi uma figura importante na Revolução Francesa (1789 - 1799), que derrubou a monarquia e destituiu, em 1792, o último rei, Luís XVI — que seria executado no ano seguinte. No entanto, a fama de figura revolucionária não o acompanhava desde sua origem. Entenda!

Carlo Maria Bonaparte

Antes de compreender o contexto em que Napoleão estaca inserido, é necessário conhecer a figura de seu pai, Carlo Maria Bonaparte, e a região em que nasceu: a ilha de Córsega.

Pouco mais de um ano antes do nascimento de Napoleão, em maio de 1768, a República de Gênova — na época, um Estado independente ao noroeste da península Itálica e, também, detentora da ilha — "vendeu a ilha da Córsega para Luís XV, rei da França", explica Celso Ramos, historiador e professor da Estácio, em entrevista exclusiva à Aventuras na História.

Joaquin Phoenix como Napoleão Bonaparte em 'Napoleão' (2023)
Joaquin Phoenix como Napoleão Bonaparte em 'Napoleão' (2023) / Crédito: Divulgação/Apple TV+

Com a chegada dos franceses em Córsega, surgiram movimentos contrários, incluindo adeptos à independência da ilha, que não queriam servir a novos senhores. Entre esses revolucionários, estava o homem cujo filho mudaria toda a História: Carlo Maria Bonaparte.

Entrincheirados nas montanhas no interior da ilha, os corsos resistiram por quase um ano, quando foram derrotados pelos franceses que fizeram valer sua superioridade numérica e melhores armamentos", explica Ramos.

No entanto, contrariando as expectativas de muitos, a administração francesa foi positiva: "Ansiosa pela pacificação dos nativos, anistiou rapidamente os revoltosos e iniciou uma fase de grandes investimentos visando a modernização da Córsega", detalha o historiador. O que os franceses queriam era construir uma base sólida de apoio com a população local, para assim conquistar maior influência pelo Mar Mediterrâneo.

No processo, então, Carlo Bonaparte aceitou bem a chegada dos franceses na região. E talvez até mais que isso, considerando-se que, mesmo já tendo lutado contra eles, tornou-se simpatizante da administração francesa e conseguiu avançar posições socialmente, a ponto de aproximar-se da Coroa e se tornar um representante da monarquia em Córsega.

Carlos Maria e Maria Letícia Bonaparte, os pais de Napoleão
Carlos Maria e Maria Letícia Bonaparte, os pais de Napoleão / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Nobre revolucionário?

Neste contexto, Napoleão Bonaparte viveu grande parte da sua vida não só como francês, mas como um nome da nobreza. Porém, com a chegada da Revolução Francesa, em 1789, e a ampliação do poder do "Terceiro Estado" — uma burguesia que crescia, formada por trabalhadores da cidade e do campo —, a força dos nobres, baseada em dinheiro e proximidade com a realeza, se tornou cada vez menor.

Ao mesmo tempo, o filho de Carlo, Napoleão, um jovem e leal oficial — considere que o oficialato era quase uma das poucas relevâncias que sobraram para a nobreza —, se viu dividido. Por um lado, tinha origem nobre, e por outro, um francês que "via com bons olhos a limitação do poder real pela Constituição e o consequente aumento da participação popular", acrescenta Celso Ramos.

Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Embora dividido por um momento, a dúvida não o atormentou por muito tempo. Quando a Constituição de 1791 se viu ameaçada, além de outras monarquias europeias se posicionando contra, Napoleão "se filiou a um clube de defesa da Constituição e lhe jurou fidelidade".

+ Napoleão Bonaparte, o imperador que redesenhou o mapa da Europa

Foi assim que, eventualmente, conquistou cada vez mais respeito e foi considerado herói pelos franceses. Ele venceu diversas batalhas ao longo de sua vida e, 2 de dezembro de 1804, foi coroado imperador dos franceses.