Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / China

Como elefantes causaram danos de 1 milhão de dólares a cidades chinesas

Há cerca de três meses, um grupo de elefantes partiu em uma grande jornada pela China; desde então, grandes estragos vêm ocorrendo no país

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/06/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Na imagem, elefantes caminham pelas ruas de Yunnan - Divulgação/G1
Na imagem, elefantes caminham pelas ruas de Yunnan - Divulgação/G1

Não são todos os dias que podemos ver uma manada de elefantes caminhando solta pelas ruas de uma cidade grande.

Na verdade, só de ouvir falar no tema, muitas pessoas podem ficar temerosas, afinal, trata-se de imensos animais selvagens em meio às habitações humanas. Mas, nesta semana, um grupo com 15 indivíduos foi avistado vagando pelas ruas da província de Yunnan, no sudoeste da China.

Conforme informações da agência de notícias Reuters, na última quarta-feira, 2, a manada foi vista próxima a uma grande capital. Os mamíferos, no entanto, saíram de uma região muito distante.

Um elefante caminha pela cidade de Kunming / Crédito: Divulgação/G1

A agência de notícias Xinhua confirmou que o grupo de elefantes asiáticos, do qual fazem parte três filhotes, vivia em uma reserva natural localizada no sul do país. Nos últimos três meses, eles teriam percorrido quase 500 quilômetros, passando por diversas rodovias e campos de cultivo.

Jornada ainda sem explicação

Na última quarta-feira, 2, conforme noticiou a televisão estatal CCTV, os animais foram avistados a alguns quilômetros de uma grande cidade de cerca de 8 milhões de habitantes, a chamada Kunming. 

Ainda não é possível afirmar com certeza o que tem motivado os elefantes a seguirem para o norte, mas a reportagem da Xinhua afirmou que uma diminuição de plantas comestíveis em habitats florestais pressiona esses grandalhões a buscarem alimento em outras localidades. Infelizmente, o resultado dessa longa viagem tem sido um verdadeiro desastre para os humanos.

Danos gigantescos

A viagem dos elefantes não passou despercebida pela população, uma vez que, por onde passaram, os imensos mamíferos deixaram rastros proporcionais ao seu tamanho.

Lavoura em Yunnan / Crédito: Getty Images

Muitos vilarejos, por exemplo, acabaram tendo suas lavouras destruídas pelos 15 animais, que já causaram um prejuízo de cerca de 1,1 milhão de dólares, segundo a Xinhua.

Para evitar maiores danos, governos municipais de Yunnan realizaram uma série de medidas, como o bloqueio de estradas e a distribuição de toneladas de alimentos com o objetivo de tentar alterar o trajeto dos elefantes. Além disso, áreas residenciais, que poderiam ser invadidas por eles, foram esvaziadas.

De acordo com a agência chinesa, houve um aumento significativo da população de elefantes na província nas ultimas décadas.


+Saiba mais sobre animais por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Terapia assistida por animais, por Marie Odile Monier Chelini, Emma Otta (2015) - https://amzn.to/31Yloxi

Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r

Life Lessons from the Heart of Horses: How Horses Teach Us About Relationships and Healing, de Kathy Pike (2021) - https://amzn.to/31JdYMA

Animal Kingdom: A Collection of Portraits, de Randal Ford (2018) - https://amzn.to/33QdKWN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W