Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Epstein

Como o ex-presidente Bill Clinton foi associado ao caso Epstein?

Nome do ex-presidente Bill Clinton fica em evidência após repercussão do caso Jeffrey Epstein, acusado de tráfico sexual de menores

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 02/01/2024, às 18h53 - Atualizado em 07/01/2024, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jeffrey Epstein (à esqu.) e Bill Clinton (à dir.) - Getty Images
Jeffrey Epstein (à esqu.) e Bill Clinton (à dir.) - Getty Images

Nas últimos dias, o nome do ex-financista Jeffrey Epstein se tornou um dos mais comentados por internautas no X, o antigo Twitter. O portal ABC News repercute que a juíza distrital dos EUA, Loretta Preska, decidiu revelar os nomes que estão associados ao homem acusado de manter um esquema de exploração de menores com ajuda de Ghislaine Maxwell. 

Os documentos englobam um processo de 2015 no qual Ghislaine Maxwell é acusada de ter facilitado o abuso sexual de Virginia Giuffre, uma das vítimas do caso. Ela acusou a dupla de ter a orientado a fazer sexo com homens notáveis, como o príncipe Andrew, o filho da rainha Elizabeth II. Ele, entretanto, negou as acusações. Depois, fez um acordo para encerrar o processo, repercute a BBC News.

Para a juíza, não existem motivos para continuar a ocultar os nomes de mais de 150 pessoas citadas nos autos. Vale destacar que muitos dos nomes são de pessoas que já foram associadas ao financista de alguma forma. Sejam alegações de irregularidades, prestação de serviços, uso do avião particular do empresário ou até mesmo visitado algumas de suas residências. 

A acusação

Assim, é esperado que nomes notáveis sejam revelados, como o príncipe Andrew ou até mesmo o ex-presidente Bill Clinton. No entanto, não existem indícios de que os documentos mostrem evidências de conduta ilegal por parte do ex-presidente dos Estados Unidos. Assim, fica a dúvida: como ele acabou associado ao caso Epstein?

Em 2019, foi repercutido pela imprensa que Giuffre acusou Clinton de ter visitado Little St. James, ilha particular do financista, na companhia de duas garotas. Ao conversar com Jack Scarola, advogado, a vítima disse que esteve com Epstein e o ex-presidente na ilha, como repercutido pelo portal de notícias UOL.

"Ghislane [Maxwell, acusada de conseguir garotas menores de idade para Epstein], Emmy [jovem que supostamente visitava a residência de Epstein] e havia duas garotas que eu pude identificar. Eu nunca as conheci bem de qualquer maneira. Eram apenas duas meninas de Nova York", afirmou Giuffre.

Ela disse ao advogado que Clinton esteve na propriedade de Epstein com outras mulheres. "Eu me lembro de perguntar a Jeffrey 'o que Bill Clinton está fazendo aqui [na ilha]?'. E ele riu e disse: 'Bem, ele me deve favores'", alegou Giuffre. No entanto, não foram revelados detalhes dos supostos favores. Ela também disse que não sabe se era uma fala séria ou apenas uma brincadeira do financista.

O que disse Clinton?

Após os relatos, um porta-voz de Clinton enviou um comunicado para à revista Newsweek. Foi alegado que o ex-presidente dos Estados Unidos "nunca esteve em Little St. James Island". Além disso, também ressaltou que: "Ele não falava com Epstein há mais de uma década", ou seja, "Bem antes de seus terríveis crimes virem à tona".

Apesar da existência de registros que comprovam que o ex-presidente utilizou o avião particular de Epstein, não existem evidências de que ele tenha visitado a ilha nestas ocasiões.

Em 2019, Jeffrey Epstein foi encontrado morto numa prisão em Manhattan, enquanto aguardava seu julgamento. Conforme repercutido pelo New York Times, as autoridades informaram que ele tirou a própria vida.