Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra

Confira 11 imagens de lugares devastados pela Segunda Guerra nos dias atuais

Impressionantes fotos relevam como a guerra alterou algumas localidades importantes na Europa

Penélope Coelho Publicado em 02/09/2020, às 13h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Explosões em Londres: antes e depois - Getty Images
Explosões em Londres: antes e depois - Getty Images

A segunda Guerra Mundial (1939 –1945) marcou a História por ser um conflito sangrento que matou mais de 80 milhões de pessoas, além de envolver grandes potências ao redor do mundo. É inegável que o episódio moldou a época, marcando vidas para sempre.

Contudo, de percepção geral, locais também foram alterados em decorrência das batalhas: explosões, tiros e bombas modificaram diversos cenários históricos. No aniversário de 70 anos da Segunda Guerra, fotos disponibilizadas pela Getty Images apresentaram uma seleção de imagens impressionantes.

Em uma composição digital, a galeria mostrou como alguns lugares da Europa estavam durante a Segunda Guerra e como estão hoje em dia. Confira.

1. Portão de Brandemburgo, Alemanha 

Crédito: Sean Gallup / Getty Images

Nesta imagem, foi feita uma comparação mostrando as tropas russas e americanas em frente às ruínas do Portão de Brandemburgo no final da Segunda Guerra Mundial em 1945, e uma visão da mesma perspectiva em 2 de maio de 2015 em Berlim, Alemanha.

Na foto de 1945, tropas russas e americanas estão em frente ao Portão de Brandemburgo de Berlim no final da Segunda Guerra Mundial. Já na de 2015, pessoas passam por uma instalação de escultura na Pariser Platz em frente ao Portão de Brandemburgo.


2. Palácio de Reichstag, Alemanha 

Crédito: Sean Gallup / Getty Images

A fotografia faz uma comparação mostrando um canhão de artilharia alemão em frente às ruínas do Reichstag após a Segunda Guerra Mundial em julho de 1945, na Alemanha, fazendo uma junção da mesma perspectiva do local em foto tirada no dia 20 de março de 2015.

A imagem de 1945 mostra a artilharia em frente ao Reichstag destruído por bombas no fim da Segunda Guerra Mundial. Já na foto atual, pessoas passam em frente ao Reichstag, hoje sede do Bundestag.


3. Dia D

Crédito: Popperfoto / Getty Images

A imagem mostra Colleville sur Mer, na França, região da Normandia, no Dia D em 6 de junho de 1944. A operação ficou conhecida como a maior invasão marítima da história militar. A fotografia compara o local com a vista da Praia de Omaha perto de Colleville sur Mer, em imagem registrada em 7 de maio de 2014.


4. Campanha de bombardeio Blitz, em Londres

Crédito: Jim Dyson / Getty Images

Nesta imagem foi feita uma comparação entre uma cena de Londres, na Inglaterra, durante a operação Blitz (1940-1941) e os dias atuais em 26 de abril de 2016. A fotografia antiga mostra a cidade após a explosão de uma bomba alemã lançada em um ataque aéreo.

Na imagem atual, turistas se reúnem fora do Palácio de Buckingham. No passado, os bombardeiros em Londres duraram cerca de oito meses no início da Guerra e mudaram a paisagem do local mais do que em qualquer outro momento da história.


5. Continuação da campanha de bombardeio Blitz, em Londres

Crédito: Jim Dyson/Getty Images

Nesta imagem, foi feita uma comparação entre uma cena de Londres durante a Blitz (1940-1941) e os dias atuais, em 11 de maio de 2016. A foto antiga mostra um policial e um soldado inspecionando as consequências de um ataque aéreo alemão em 19 de setembro de 1940. Já a de 2016, retrata uma cena corriqueira de veículos na mesma rua de Londres.


6. Mais explosões em Londres

Crédito: Jim Dyson/Getty Images

As imagens mostram um ônibus encostado na lateral de um terraço em Harrington Square, Mornington Crescent, após um bombardeio alemão em Londres nos primeiros dias da Blitz, em 9 de setembro de 1940. Já na fotografia de 21 de abril de 2016, é possível observar uma habitação social moderna e um novo ônibus no mesmo local.


7. Tower Bridge

Crédito: Jim Dyson / Getty Images

As fotos comparam uma cena de Londres durante bombardeiros da Blitz em 1940, onde é possível observar uma camada de fumaça no leste do rio Tâmisa. E Londres registrada em 11 de maio de 2016, na mesma perspectiva, nota-se a vista da famosa Tower Bridge.


8. Biblioteca em Londres

Crédito: Jim Dyson / Getty Images

Fotos comparam uma cena de Londres durante as explosões da Blitz (1940-194) em 19 de setembro de 1940, quando uma área perto da Estação St Pancras sofreu um ataque aéreo alemão. Já a imagem atual mostra a vista da Biblioteca Britânica ao lado do hotel St Pancras, em 3 de maio de 2016.


9. Ponte do Rio Elba

Crédito: Sean Gallup / Getty Images

As fotos sobrepostas comparam tropas dos EUA e soviéticas se cumprimentando em uma ponte danificada sobre o rio Elba no final da Segunda Guerra Mundial em 26 de abril de 1945 em Torgau, Alemanha. Já a mais atual mostra a vista na mesma ponte partindo da mesma perspectiva, em 29 de abril de 2015.


10. Ruínas em Berlim 

Crédito: Sean Gallup / Getty Images

A foto antiga mostra as ruínas da Igreja Memorial Kaiser Wilhelm em 20 de julho de 1945 e uma vista da mesma perspectiva ao longo Budapester Strasse, em 2 de maio de 2015 em Berlim, Alemanha.


11. Outra perspectiva do Dia D

Crédito: Galerie Bilderwelt/Getty Images

Nesta imagem foi feita uma comparação de Saint Marie du Mont, na França, após o dia D, na foto antiga tirada em 12 de junho de 1944, é possível observar uma mulher indo embora com dois jarros enquanto três crianças assistem à cena e um homem idoso vai buscar água ao lado de um soldado. Já a fotografia atual tirada em 7 de maio de 2014, captura o mesmo ângulo da vila de Sainte Marie du Mont, com veículos modernos nas ruas. 


++Saiba mais sobre a Segunda Guerra Multial através de obras disponíveis na Amazon Brasil:

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W