Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arqueologia

Curon, a vila italiana que ressurgiu após 70 anos submersa

O território que um dia pertenceu ao Império Austro-Húngaro, inspirou uma série de suspense da Netflix, lançada em 2020

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 31/05/2021, às 14h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vista de Curon - Wikimedia Commons/Gregorini Demetrio
Vista de Curon - Wikimedia Commons/Gregorini Demetrio

Uma antiga vila italiana chamada Curon, que estava debaixo d'água desde 1950, voltou a aparecer após sete décadas. De acordo com informações da rede BBC, o território foi inundado pelo governo italiano nos anos que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial para que fossem criados um lago artificial e uma usina hidrelétrica

O reaparecimento do vilarejo nos presentes dias se deu em razão da necessidade de uma obra de reparo. Para realizá-la, foi preciso drenar temporariamente o trecho chamado Lago Resia, onde é possível avistar uma torre de sino do século 14. Esta mesma torre aparece na série da plataforma de streaming Netflix "Curon", lançada em 2020.

Uma nova paisagem

Desde que o processo de drenagem foi realizado, uma série de publicações sobre o local, realizadas, em sua maioria, por moradores das redondezas, surgiu nas redes sociais.

Pessoas que, antes, poderiam ver apenas uma antiga torre em meio a um lago, de repente puderam notar a presença de degraus, porões, paredes entre outros resquícios de construções de outra época.

O local inspirou uma série de lendas / Crédito: Divulgação/Twitter/@AvventuralL

“Que sensação estranha andar pelos escombros das casas”, escreveu a moradora da região, Luisa Azzolini, em uma publicação no Twitter.

O site enfatiza, no entanto que esta não é a primeira vez que o lago sofre um processo de drenagem: no ano de 2009, foi necessária outra reforma para consertar rachaduras que haviam surgido na torre. Contudo, a retirada teria sido apenas parcial.

Localização e história

Um fato um tanto curioso é que grande parte dos moradores da região falam a língua alemã. Isso ocorre porque a província de Tirol do Sul, onde está localizada a vila, antigamente fazia parte do Império Austro-Húngaro.

A situação permaneceu desta maneira até o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919, quando o território foi anexado à Itália.

A vila de Curon finalmente ressurgiu / Crédito: Divulgação/Twitter/@AvventuraL

Mais tarde, quando o país estava sob o comando de Benito Mussolini, o governo criou um plano que daria origem ao Lago Resia. Contudo, o projeto da usina hidrelétrica, seria concluído somente após o fim da Segunda Guerra Mundial.

A lagoa artificial foi construída com base nos lagos di Resia, Curon e também no Lago di San Valentino alla Muta. Para a realização do projeto, porém, foi preciso que as cerca de mil pessoas que ali viviam se retirassem do local.

Conforme o site de turismo da região italiana de Passo de Récia, todos eles receberam uma quantia que seria o suficiente para a realização da mudança para uma cidade próxima.

O vilarejo ainda é citado em um livro do escritor italiano Marco Balzano chamado 'Daqui não Saio'. O romance serviu como base para o roteiro da série de suspense da Netflix, Curon, que estreou em 2020 na plataforma de streaming.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W