Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

A saga de Francisca de Bragança, a princesa ofuscada da família imperial brasileira

Filha de D. Pedro I e casada com Francisco, Príncipe de Joinville, a jovem foi engajada na política e, ainda assim, esquecida da História

Victória Gearini Publicado em 25/12/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura de Francisca de Bragança - Wikimedia Commons
Pintura de Francisca de Bragança - Wikimedia Commons

Sendo a quarta filha do imperador D. Pedro I com a imperatriz Maria Leopoldina, Francisca de Bragança foi uma princesa brasileira que, posteriormente, se casou com Francisco, Príncipe de Joinville, assumindo este novo título.

Nascida no dia 2 de agosto de 1824, no Palácio de São Cristóvão, localizado no Rio de Janeiro, Francisca de Bragança teve uma juventude ao lado dos irmãos D. Pedro de Alcântara, Paula Mariana e Januária. Acredita-se, ainda, que seu nome tenha sido escolhido por seu pai, em homenagem ao rio São Francisco. 

Aos três anos de idade, sua mãe Maria Leopoldina veio a falecer, e Francisca passou a ser criada por D. Pedro I e sua madrasta, Amélia de Leuchtenberg. No entanto, quando tinha apenas sete anos, a princesa viu seu pai, sua irmã mais velha e sua madrasta se mudarem para Portugal

Retrato de Francisca de Bragança feita por Franz Xaver Winterhalter / Crédito: Wikimedia Commons

Educação rígida

Sem os pais ao lado, Francisca e seus irmãos foram criados a base de uma educação extremamente rígida. Em 1837, conheceu o Príncipe de Joinville, chamado Francisco Fernando de Orléans. Na ocasião, o rapaz tinha acabado de desembarcar no Brasil. 

Durante a sua estadia, o príncipe se reuniu com o até então imperador do Brasil, D. Pedro II, que lhe apresentou a sua irmã Francisca. Em 1843, o rapaz voltou ao Brasil, casando-se com a princesa brasileira. Após a união, o casal partiu em direção a França.

Conhecida como La Belle Françoise, Francisca se tornou uma das princesas mais queridas e populares da corte europeia. Durante seu processo de adaptação ao novo lar, a jovem contou, ainda, com a ajuda da Condessa de Barral, que mais tarde se tornou sua melhor amiga. 

Últimos anos

Após a monarquia ser extinta na França, em 1848, a família Orléans foi enviada para o exílio em Claremont, na Inglaterra. Acredita-se que o destino da realeza só não tenha sido pior graças a Francisca.

Francisca de Bragança, Princesa de Joinville, em 1880 / Crédito: Wikimedia Commons

Embora morasse na Europa, a princesa manteve contato com o irmão. No entanto, ele não pode ajudá-la quando o marido foi à falência. Com dificuldades financeiras, Francisco Fernando de Orléans negociou as terras catarinenses com a Companhia Colonizadora Alemã, fato que mais tarde originou a Colônia Dona Francisca, atualmente chamada de Joinville.

Engajada na política, Francisca lutou o resto de sua vida contra o avanço da república no Brasil e defendia, ainda, o combate aos republicanos e a oposição. Em 27 de março de 1898, a princesa veio a falecer, em Paris, aos 73 anos de idade.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Coleção Princesa Isabel. Fotografia do Século XIX , de Bia Correa do Lago e Pedro Correa do Lago (2013) - https://amzn.to/34ue8aO

Retratos do Império e do Exílio, de Vários Autores (2011) - https://amzn.to/35PKgWP

Pedro: Imperador do Brasil e rei de Portugal, de Eugénio dos Santos (2015) - https://amzn.to/34ySFO6

O Brasil colonial (Vol. 1), de João Luís Ribeiro Fragoso e Maria de Fátima Gouveia (2014) - https://amzn.to/3b15Gmx

O Brasil colonial (Vol. 2), de João Luís Ribeiro Fragoso e Maria de Fátima Gouveia (2014) - https://amzn.to/3aWgGlg

A Formação da Elite Colonial no Brasil, de Rodrigo Ricupero (2020) - https://amzn.to/34zGamg

A conquista do Brasil, de Thales Guaracy (2015) - https://amzn.to/2VlkbLC

História do Brasil colônia, de Laima Mesgravis (2015) - https://amzn.to/2ww5AV7

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W