Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / União Soviética

Relembre o que foi a catástrofe de Chernobyl

Marcado na História como um dos piores acidentes nucleares, o episódio é carregado por desdobramentos trágico

Joseane Pereira Publicado em 26/04/2020, às 09h00 - Atualizado em 25/02/2022, às 18h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da série Chernobyl da HBO (2019) - Divulgação/HBO
Cena da série Chernobyl da HBO (2019) - Divulgação/HBO

A saga de Chernobyl voltou á tona em 2019, após o lançamento da minissérie da HBO . Na trama, marcada pelo sombio, a obra reproduz os desdobramentos daquele que seria uma das maiores catástrofes nucleares do mundo.

Na trama, Jared Harris é Valery Legasov, escolhido para identificar a causa do brutal episódio. Stellan Skarsgård interpretará Boris Shcherbina, vice-presidente do Conselho de Ministros e chefe do Departamento de Combustível e Energia da URSS na época. Já a atriz Emily Watson dará vida a Ulana Khomyuk, uma especialista em física nuclear responsável por investigar a tragédia, a fim de evitar que ela se repita.

Mas afinal, qual a verdadeira história do que aconteceu no tétrico abril de 1986?

No dia 26 de abril daquele ano, um dos quatro reatores da Usina Nuclear Chernobyl, que serviam para gerar energia para a Ucrânia, explodiu repentinamente.

O incêndio liberou uma nuvem radioativa que atingiu países tão distantes quanto a Itália e Finlândia, e a cidade de Pripyat, localizada no norte do país e ao lado de um grande rio, foi evacuada.

O Acidente

As causas para esse tremendo acidente são controversas: enquanto uns atribuem falha humana na construção das hastes de controle dos reatores, outros afirmam que uma interrupção acidental no sistema hidráulico de refrigeração levou à explosão.

O fato é que um dos quatro aparelhos entrou num processo de superaquecimento incapaz de ser revertido. Após a explosão, mais de 600 mil trabalhadores soviéticos foram chamados para realizar uma super operação de limpeza.

Ao mesmo tempo, helicópteros repletos de areia e chumbo foram levados ao local, para conter o fogo e principalmente a radiação espalhada pelos ventos.

Consequências

O total de mortes é muito controverso, e difícil de ser quantificado. Alguns dados sobre os trabalhadores que tiveram contato direto com o acidente são oficiais: 31 bombeiros e funcionários da usina, que trabalhavam na contenção do fogo, morreram de exposição aguda à radiação.

Além disso, 246 trabalhadores faleceram entre 1991 e 1998 de doenças circulatórias e leucemia. Quanto ao resto da população afetada, aí começa a controvérsia: relatórios das Nações Unidas estimam que 4 mil pessoas morreram devido à exposição, enquanto ONGs como o Greenpeace falam em 200 mil pessoas.

A usina continuou em operação com seus outros 3 reatores até o ano 2000, quando o local foi abandonado e seu entorno virou uma cidade fantasma que está sob efeito radioativo até hoje.

O reator de número 4 encontra-se em um "sarcófago" de concreto e aço para evitar a difusão de radiação, e ainda hoje há gente morando na zona de exclusão.

São funcionários responsáveis por monitorar a situação e garantir estabilidade na usina, e sua estadia por lá é sempre provisória devido aos perigos no contato com o material.

As Crianças de Chernobyl

A área mais gravemente atingida passa por três países: Ucrânia, Rússia e Bielo-Rússia. Mesmo com os reatores fechados e isolados, quem sobreviveu ainda enfrenta vários problemas de saúde, pois a terra e água da região foram contaminadas por elementos radioativos e frutas, legumes, carne e pão nunca são totalmente sadios.

Esse drama não atinge somente os sobreviventes: crianças nascidas depois de 1986 têm de lidar com doenças graves e suas consequências. No norte da Ucrânia, a incidência de câncer na tireoide é quase 100 vezes maior que o normal. E dois em cada três adolescentes têm problemas no coração.

Para quem foi atingido, uma medida simples faz toda a diferença: estudos ucranianos e franceses demonstraram que a permanência de três meses em regiões não-radioativas é capaz de diminuir em 30% o césio presente no corpo.


+Saiba mais sobre o tema por meio dos livros disponíveis na Amazon

Chernobyl 01:23:40: The Incredible True Story of the World's Worst Nuclear Disaster (Editição Inglês), de Andrew Leatherbarrow - https://amzn.to/34BAlU7

Chernobyl 01:23:40, de Andrew Leatherbarrow (2019) - https://amzn.to/2rphnlr

Sobrevivi a Chernobyl: A história real do maior desastre nuclear da história contada por quem trabalhou nele, de Pedro Santiago - https://amzn.to/2oYhW4L

Chernobyl: O pior acidente radioativo da história, de Ler+ Digital (2019) - https://amzn.to/2Cpv71v

Chernobyl: The History of a Nuclear Catastrophe (Editição Inglês), de Serhii Plokhy (2018) - https://amzn.to/32ssOW0

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W