Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Barbenheimer

Meme Barbenheimer causa desconforto no Japão: 'Extremamente lamentável', escreve estúdio

O viral a respeito de Barbenheimer, dois dos filmes mais famosos do ano, não agradou o Japão

Redação Publicado em 01/08/2023, às 13h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem mistura os protagonistas de 'Oppenheimer' e 'Barbie' - Divulgação
Imagem mistura os protagonistas de 'Oppenheimer' e 'Barbie' - Divulgação

Enquanto a trend 'Barbenheimer' chama atenção no Brasil e ao redor do mundo, o Japão demonstrou desconforto com o marketing que mistura as narrativas do live-action de 'Barbie' e 'Oppenheimer', dois dos maiores lançamentos de 2023 nos cinemas.

A brincadeira começou quando internautas descobriram que os filmes seriam lançados no mesmo dia, assim resultando num marketing em dose dupla para Greta Gerwig e Christopher Nolan, diretores dos filmes.

Nas redes sociais, por exemplo, se tornou comum ver artes ou fotos manipuladas com os protagonistas de ambos os filmes interagindo. Até mesmo camisetas estão sendo vendidas com a brincadeira. O Warner Bros. Film Group nos EUA entrou na trend. 

A conta oficial da companhia repercutiu um pôster feito por um fã que mostra a Barbie, interpretada por Margot Robbie, nos ombos de Oppenheimer, vivido pelo ator Cillian Murphy. Ambos os personagens estão na frente de um cogumelo atômico, ou seja, o efeito da bomba atômica, tema do filme de Nolan. "Vai ser um verão lembrar", comentou a conta da Warner nos EUA. A brincadeira, no entanto, gerou desconforto com a Warner Bros. Japão. 

O desconforto

Como repercutido pela Variety, o grupo do Japão publicou um comunicado no perfil oficial do filme 'Barbie' no Twitter, no qual deixa claro o repúdio pelo meme em torno de um assunto sério. 

"Consideramos extremamente lamentável que a conta oficial da sede americana do filme 'Barbie' tenha reagido às postagens nas redes sociais dos fãs de 'Barbenheimer'", escreveu a Warner Bros. Japão em um comunicado. "Levamos esta situação muito a sério. Estamos pedindo ao quartel-general dos EUA que tome as medidas apropriadas. Pedimos desculpas àqueles que se sentiram ofendidos por esta série de reações imprudentes. Warner Bros Japão". 

Com o Tweet a respeito do meme, a comunidade do Twitter adicionou uma nota na qual explica os efeitos devastadores da criação do físico Oppenheimer.

"Às 8h15 de 6 de agosto de 1945, uma bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima pela primeira vez na história da humanidade", explicou a nota do Twitter. "A natureza particular dos danos causados ​​pelas bombas atômicas é que a destruição em massa e o assassinato em massa ocorreram instantânea e indiscriminadamente". 

Em comunicado enviado para Variety, a Warner dos EUA se desculpou: "A Warner Brothers lamenta seu recente envolvimento insensível nas mídias sociais. O estúdio oferece um sincero pedido de desculpas", explicou a companhia.