Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Princesa Diana

Mentira e reação de Elizabeth II: O que o irmão da princesa Diana revelou sobre o funeral

Em entrevista antiga, irmão da princesa Diana fez revealações sobre o funeral, tema da última temporada de 'The Crown'

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 13/11/2023, às 16h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Charles Spencer, irmão da princesa Diana, e o príncipe William em 2004 - Getty Images
Charles Spencer, irmão da princesa Diana, e o príncipe William em 2004 - Getty Images

Com um total de 15 indicações ao BAFTA, dez ao Globo de Ouro (com quatro vitórias) e outras 69 ao Emmy (com 21 vitórias), 'The Crown' conseguiu, ao longo de cinco temporadas, se tornar um grande sucesso.

Na próxima quinta-feira, 16, chega à Netflix a primeira parte de sua sexta e última temporada, que acompanhará o relacionamento da princesa Diana com o produtor de cinema Dodi Fayed, e sua derradeira morte em 31 de agosto de 1997 em Paris, após um acidente de carro.

+ The Crown: Princesa Diana será fantasma na série? Diretor responde

Ainda hoje, a morte de Diana é um dos eventos mais lembrados e chocantes da história recente da família real britânica, após um conturbado fim de relacionamento da princesa com o então príncipe — hoje rei — Charles. O trágico incidente fez com que ela deixasse, ainda, dois filhos: William, na época com 15 anos, e Harry, com 12.

Funeral

Em 2017, próximo à data em que a morte de Diana completaria 20 anos, Charles Spencer — irmão mais novo da princesa — contou em entrevista à BBC Radio 4 sobre como foi  lidar com o funeral da irmã.

Sobre sua própria experiência, ele contou, segundo o The Guardian, que a sensação de caminhar atrás do caixão de Diana durante o funeral foi como a "meia hora mais horrível da minha vida". Porém, ainda acreditava que para os pequenos William e Harry deveria ser "um milhão de vezes pior".

Na cerimônia, Charles Spencer prestou homenagem à finada irmã em um discurso pessoal, onde prometia cuidar de William e Harry, sem nunca deixá-los esquecer que os Spencers eram também sua "família de sangue". 

Charles Spencer durante funeral da princesa Diana em 1997
Charles Spencer durante funeral da princesa Diana em 1997 / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube

Mentira

Ainda na entrevista de 2017, Charles Spencer descreveu o funeral de Diana como extremamente "angustiante", além de avaliar como "uma coisa muito bizarra e cruel" que seus sobrinhos caminhassem junto ao corpo da mãe no evento. Na ocasião, ele teria alegado que a própria irmã não desejaria isso, e seria contra a ideia.

Eventualmente mentiram para mim e disseram que eles queriam fazer isso, o que é claro que não queriam, mas eu não percebi isso", conta.

"A sensação, o tipo de onda absoluta de tristeza vindo até você enquanto você descia por esse tipo de túnel de emoção profunda, foi realmente angustiante e ainda tenho pesadelos sobre isso", explicou na época. "Então, houve o tumulto interno de pensar: 'Meu Deus, isso é horrível', mas chegou a hora de pensar que esses dois meninos estão fazendo isso e que deve ser um milhão de vezes pior para eles."

+ Quem é Charles Spencer, irmão da eterna princesa Diana?

Charles Spencer e o príncipe William ao fundo no funeral da mãe de Diana, Frances Shand Kydd, em 2004
Charles Spencer e o príncipe William ao fundo no funeral da mãe de Diana, Frances Shand Kydd, em 2004 / Crédito: Getty Images

Discurso

Para Spencer, observar as pessoas gritando mensagens de amor para sua família fez com que ele se inspirasse e conseguisse notar, na chance de fazer seu discurso, uma oportunidade de "falar por alguém que já não tinha voz". O que, no caso, poderia deixar alguma impressão ruim sobre a família real, que Diana abandonou em meio a uma série de polêmicas.

Na verdade, eu não estava querendo atacar ninguém", afirma à BBC Radio 4. "Eu estava tentando celebrar Diana — e se, ao fazer isso, isso apareceu especialmente na imprensa, acho que de um jeito ruim, bem, eles mereciam isso."

Então, questionado se a rainha ou qualquer outra figura relacionada à realeza já veio reclamar ou falar sobre aquele discurso, Spencer conta que não houve qualquer represália pelo que foi dito:

Alguém que conheço muito bem perguntou a ela: 'O que você acha?' e ela disse: 'Ele tinha todo o direito de dizer o que sentia. Foi o funeral da irmã dele. Então isso é tudo'."