Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Estado

Movimento dos sem-nação: Veja os povos que não possuem um Estado

Durante muitos anos, diferentes povos lutaram por um motivo social em comum: o desejo de possuir um Estado para chamar de seu

Jeanne Callegari Publicado em 21/01/2024, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pessoas palestinas durante protesto - Getty Imagens
Pessoas palestinas durante protesto - Getty Imagens

Ano após ano, por dois milênios, os judeus repetiam na Páscoa: “Ano que vem em Jerusalém”. A frase simbolizava o desejo de voltar a Israel, a Terra Prometida, de onde foram expulsos pelos romanos em 70 d.C. O desejo virou realidade em 1948, quando a ONU decretou a criação do Estado de Israel.

O problema da criação de um Estado nacional estava resolvido para os judeus. Mas para os palestinos, que habitavam a região desde o século 12, ele apenas começava. Até a criação de Israel, os palestinos não reivindicavam para si uma identidade nacional própria. “Eles só se deram conta de que eram um povo e de que queriam um Estado nacional quando viram os judeus conseguirem o deles”, escreveu Jaime Pinsky em ‘Questão Nacional e Marxismo’.

A ideia da ONU era dividir a Palestina em um país judeu e um palestino, mas na época os árabes não aceitaram. Como eles, outros povos lutam para ter um território reconhecido, como os curdos, a maior nação sem Estado do mundo.

Também existem aqueles que tiveram seu problema acentuado após a Guerra Fria, como os albaneses de Kosovo e os chechenos. Na maioria dos casos, os conflitos continuam. Conheça alguns povos que não possuem Estados definidos:

1. Católicos Irlandeses

O Eire, ou República da Irlanda, é independente e dentre seus 900 mil habitantes, tem maioria católica. O restante, Ulster, está sob domínio do Reino Unido, com protestantes e católicos (estes últimos, que hoje superam, buscam independência há mais de 90 anos).


2. Bascos

Com língua e cultura próprias, as 2,3 milhões de pessoas lutam pela independência da Espanha há mais de 100 anos. Em 1959, durante a ditadura franquista, criaram a organização separatista ETA, que perdeu força com o passar dos anos e agora está em trégua com o governo.

Bandeira de Bascos - Domínio público


3. Saarauís

As 260 mil pessoas habitam o Saara Ocidental, abandonado pela Espanha em 1975. Como temas maiores jazidas de fosfato do mundo, o Marrocos o reivindicou para si. Desde 1991, a ONU tenta decidira situação, mas até agora não há um acordo.


4. Albaneses de Kosovo

Os 1,8 milhão de albaneses separatistas da província de Kosovo, na Sérvia, foram massacrados pelas tropas do presidente iugoslavo Slobodan Milosevic. Em1999, a Otan interveio na região, sob administração provisória da ONU.


5. Turcos – Cipriotas

Em 1974, 210 mil turcos invadiram a Ilha de Chipre, dividindo-a entre os turcos-cipriotas do norte e os gregos-cipriotas do sul, que já a habitavam. Surgiu a República Turca de Chipre do Norte — que, no entanto, só é reconhecida pela Turquia.


6. Palestinos

Habitantes dos territórios palestinos reivindicam um Estado desde a criação de Israel. Em 2005, cerca de 8500 colonos judeus foram retirados da Faixa de Gaza, mas os atentados e retaliações contra eles nunca pararam e, hoje, o local é bombardeado por Israel, afetando cerca de 3,8 milhões de pessoas.

Protestante palestino correndo com bandeira - Getty Imagens


7. Curdos

Cerca de 30 milhões de curdos estão presentes na Síria, no Irã, na Armênia, no norte do Iraque e no oeste da Turquia – que não pretendem ceder território. Iraque e Turquia apoiam partidos políticos rivais para enfraquecer o movimento de independência há mais de 80 anos.


8. Abecazes e Ossetianos

Na Geórgia, dois povos brigam. A Abecásia e a Ossétia do Sul declararam independência e tiveram o reconhecimento da Federação Russa (contra o governo georgiano, que quer reintegrar os ossetianos do sul) há 20 anos.


9. Chechenos

República de maioria muçulmana, a Chechênia é oficialmente parte da Rússia, com 1,2 milhão de pessoas. Após o fim da União Soviética, os chechenos proclamaram independência, que, embora não reconhecida, gerou (e gera ainda) embates com os russos.


10. Armênios

Enclave armênio no Azerbaijão, o Nagorno-Karabakh é motivo de conflito. Em 1991, a região declarou-se independente e foi bombardeada pelo governo azeri. Os rebeldes continuam aluta pela independência, só reconhecida pela Armênia.

Pessoas da Armênia que estão desalojadas - Getty Imagens


11. Caxemires

A Caxemira é dividida entre Índia e Paquistão. 3 milhões de muçulmanos da parte indiana querem a independência ou a anexação ao Paquistão. As nações vivem em guerra na região pelo controle do estado há mais de 60 anos.


12.Tâmeis

De origem indiana e religião hindu, cerca de 3,3 milhões de pessoas querem a independência do governo do Sri Lanka. Em 1983, teve início a luta armada contra os cingaleses. Em 2009, o governo concedeu um cessar-fogo, para incentivar a saída do povo, mas poucos conseguiram escapar.